domingo, agosto 24, 2008

O Parto - Dia 2


Tinha ficado a noite toda de repouso, o meu médico tinha-me proibido levantar-me para ir à wc... pelo que experimentei a arrastadeira pela primeira vez! Às 4h30 da manhã fiz um xixi e toquei à campaínha e esperei... acabei por pedir a outra grávida do meu quarto para ir chamar a enfermeira que apareceu às 6 da manhã (tinha adormecido).. portanto, fiquei este tempo todo ca arrastadeira debaixo do rabo!

De manhã mantinham-se as contracções, mas nada de dilatação, pelo que partimos para a indução através da colocação dum comprimido (não me perguntem de quê)... que iria ajudar a amolecer o colo do útero... Entretanto também me colocaram antibiótico por causa da bolsa rota, para evitar infecções no bébé. Passadas umas 2 horas, as contracções aceleraram e começaram as dores. Aguentei bem, fazendo os exercícios respiratórios, e descansando nos intervalos (a foto acima era quando eu ainda me conseguia rir nos intervalos das contracções!) O tempo passava devagar e só queria que a hora da visita chegasse para estar com o meu A.

As contracções ainda não eram regulares, eram tanto de 5 em 5 minutos como de 10 em 10... Por volta das 14h00, vieram fazer-me o toque, apenas 1 dedo de dilatação... que frustração... Os médicos decidiram colocar um 2º comprimido... Passado algum tempo, deram-me o OK para me levantar e caminhar e as contracções tornaram-se muito fortes e começou a atacar-me os rins... Tinha que pedir para me massajarem os rins, a cada contracção, não estava a conseguir controlar a dor apenas com a respiração... Ao mesmo tempo ia recebendo mensagens "então o puto já nasceu ou não???"... eu já não conseguia sorrir... mas esforcei-me por aguentar e só queria que me vissem novamente para ver se havia evolução...


Tive que aguentar até às 18h00, com muito sacrifício. Finalmente vieram ver... e disseram-me que estava praticamente na mesma.... foi aqui que eu desesperei... estas horas todas para ter nem 2 dedos de dilatação... quanto tempo ainda teria que aguentar até aos 8 ou 10 cm??? A partir daqui a cada contracção, já não conseguia ter calma, só queria que tudo acabasse.... queria ter o meu bébé cá fora e estava a ficar sem forças... queria deitar-me, mas suportava melhor as contracções de pé.... só me apetecia chorar... se não fosse o A e a minha mãe não sabia como teria suportado tudo... Para além disto, continuava preocupada com o bébé, tantas horas a perder líquido e neste stress todo...

Soube que só me íam ver novamente com a mudança de turno dos médicos, pelas 20h30/ 21h00... cada minuto custava a passar... já só pensava em conseguir os 3 dedos de dilatação para me darem a epidural (coisa que eu estava a pensar dispensar... mas não há nada como a experiência pessoal não é verdade?)... uma enfermeira tentou fazer-me o toque e ajudar a abrir mais, mas eu trepava pela cama acima... já estava em pânico e não suportava mais dores... A médica quando fez o toque pelas 22h00 eu tinha apenas 2 dedos de dilatação... Andei mais um pouco, e acho que pelo meu desespero juntaram-se uma médica, mais 2 enfermeiras (uma delas de família, felizmente!) e pegaram em mim e forçaram-me o 3º dedo... Acho que posso dizer que acordei aquele corredor todo... Saí meia zonza do quarto, todos olhavam pra mim (agora digo que vergonha, mas na altura não queria saber...)... fui ter com a minha mãe e com o A, estavam com um ar quase mais desgraçado que o meu... mas eu estava feliz, tínhamos chegado aos 3 dedos, ía levar epidural e poderia finalmente aguardar o meu bébé em paz!

Eram então perto das 23h00 quando entrei no bloco de partos... levei a epidural, ainda fugi um pouco (estava ainda muito nervosa)... e finalmente o efeito começou a fazer-se sentir! Aí entrou o A.com a batinha verde, fiquei tão calma e tão feliz... o nosso bébé ía chegar e eu estava a sentir-me bem... estava a tremer muito, acho que de adrenalina, e estava com bastante sono ao mesmo tempo... Perto das 24h00, percebemos que o nosso bébé só iria nascer dia 16.

2 comentários:

maria disse...

Olá Kat
Lembrei-me em passar por aqui...para desejar-te muitas felicidades pelo nascimento do Afonso...aproveita cada momento que está a viver sei que era o teu maior desejo....e é tão bom realizar os nossos sonhos!!!!
Um grande beijinho para ti

Anónimo disse...

Olá mamã, imagino a vossa ansiedade...em algum momento pensaste que o parto poderia passar por uma cesariana?
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana