segunda-feira, agosto 25, 2008

O Parto - 3º Dia - Nasceste!


Foi uma noite longa no bloco de partos, estávamos na sala desde as 23h00.... eu até estava confortável deitada na maca, e ainda consegui fechar os olhos (estava esgotada...) mas o A tinha apenas um banco redondo duro, parecia que estava de castigo... Durante este tempo estávamos nós mais o ctg, sempre atentos aos batimentos cardíacos do bébé e a analisarmos as contracções... Volta e meia entrava alguém para me "tocar"... normalmente dizia "está quase na mesma" (mas lá ía evoluíndo, mais 1 dedo... meio dedo...). Durante a noite demos conta que nasceram pelo menos 3 bébés, todas entravam no bloco de partos.. ouvíamos uns gritos e depois aquele choro da chegada do bébé... e nós continuávamos ali a aguardar pela nossa vez...


Pela janela vimos o dia nascer, quando estava perto dos 8cm de dilatação... estava quase a chegar a hora... dissémos que o bébé iria chegar mesmo à hora do pequeno-almoço! Finalmente chegou o momento! Estavam pelo menos 4 pessoas na sala, entre médicos e parteiras... O A foi para trás de mim ajudar. A parteira disse que eu poderia começar a fazer força... com a epidural, precisei de me concentrar para fazer força no sítio certo... Não foi difícil porque sentia que o bébé pressionava! Uma das enfermeiras, carregou com o braço na minha barriga para ajudar, fizémos todos força!!.... Em 3 contracções o nosso bébé nasceu! Ouvi um choro leve, vi que o limparam rapidamente e puseram-mo em cima de mim... eu senti-o e disse baixinho "tão quentinho", falei um pouco com ele... acho que fiquei bloqueada... pensei que ia chorar, tal como chorei a ver tantos nascimentos, mas não... assim que vi o meu bébé senti que estava super atenta e alerta, tipo "ninguém toca mais no meu bebe", eh eh...

Depois tiraram-mo, limparam e vestiram... e acharam que o choro dele era baixinho, em forma de queixa.. decidiram levá-lo ao pediatra para ser observado. Felizmente tudo está bem com o bébé e passado um pouco levaram-mo ao recobro e dei mama pela primeira vez.. que desajeitados os 2, mãezinha... mas a enfermeira lá ajudou... O A foi dormir um pouco para casa, deram-me pequeno-almoço e passaram-me ao quarto.

Disseram para não me levantar durante 6 horas, mas ao final de 3 ou 4 horas o bebe queria mamar e eu precisava de levantar a cama para me sentar... infelizmente aquelas camas não têm comando e tive que ir ao fundo da cama puxar a alavanca... quando voltei para a cama senti-me tonta e perdi os sentidos, caí dura no chão com a cabeça... só me lembro de ter imensa gente em cima de mim a dizer "consegue levantar-se?"... eu nem sabia quem era nem onde estava, depois lembrei-me "tou no hospital e tive um filho"... que cena! Passadas outras 2 horas aconteceu o mesmo, fiquei com uns bons galos na cabeça... O meu bebe permanecia calminho e pegou bem na mama, apesar de se cansar muito... A seguir tiveste com o papá, com a família e amigos!! Meu querido bébé!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, mas que relato lindo, parabéns!
E hoje o teu bebé completa 2 semaninhas de vida :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana