quarta-feira, julho 14, 2010

23 meses

Bom, isto vai parecer um post dos 2 anos, porque vou adiantar-me enquanto tenho todo o tempo disponível!

O Afonso faz hoje 23 meses e nós continuamos babadões, cada descoberta é um autêntico tesouro para nós!

Aqui vai um resumo do que o nosso pequeno anda a fazer:

Adora:
- Cantar (está sempre sempre a cantar, pede para cantarmos, pede para pôr música, na escola tem o mesmo comportamento, sempre a cantarolar e a puxar pelos colegas, também faz adaptações musicais, inventa músicas e letras), também gosta de instrumentos musicais, dançar a fazer coreografias;
- Andar de bicicleta com o papá (na cadeirinha), o pior é para sair;
- Água (banhoca, piscina e praia), a praia temos que ir mais vezes porque ainda fica um pouco cagunfas com o mar;
- Comer fruta (com tudo, mas parece apreciar muito uvas, ameixas, pêssegos, melão e meloa);
- Andar de baloiço (depois canta a lenga lenga do "tão-ba-la-lão, cabeça de cão, orelhas de gato, não tem coração!");
- livros e colecções (peças semelhantes,que ele possa juntar, contar, arrumar.. por exemplo, carrinhos, animais em miniatura, peças de lego, puzzles, cartas);

Música
Repertório básico:
- "Twinkle Little Star" (versão portuguesa e versão dele dedicada ao nosso cão);
- "Era uma vez um cavalo";
- "Na Quinta do Tio Manel";
- "Machadinha";
- "Doidas andam as Galinhas";
- "Papá, Mamã, Afonso" (música e letra da sua autoria, eh eh)

Também acompanha e completa algumas músicas do "Babytv" e da "Galinha Pintadinha", e daquelas mais tradicionais (o balão do joão, joana come a papa,loja do mestre andré)... e claro, também completa um pouquinho a "canção d'embalar" do Zeca Afonso (que eu lhe canto para acalmar)

Falar e tal
- Conta até 10 (mas nem sempre sabe, na realidade, contar coisas... lá vai treinando)
- Já começa a treinar o dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó, por vezes acompanha com piano ou tambor;
- Tem um vocabulário imenso e aprende rapidamente novas palavras. As frases começam a ser mais compridas, mas ainda sem muitas ligações (tipo: papá, água, piscina, afonso.... isto quer dizer que é o papá ou que quer que o papá o leve à água da piscina);
- Em termos de desenvolvimento motor acho que está óptimo, sobe e desce escadas, trepa muito bem, melhor do que descer, também está a fazer treino na piscina a bater os pés com as braçadeiras e nos mergulhos (ensinámos a fechar a boca, mas claro, deve ter a garganta muito bem desinfectada de cloro... hum...). Também continua a melhorar a encaixar, empilhar e equilibrar coisas (às vezes passa-se quando uma coisa cai...);
- Ainda faltam uns 4 dentinhos ao nosso pequeno.

Departamento das Birras
Hum... aqui acho que não está mal... acho que faz as birras que uma criança com esta idade deve fazer. Não duram muito, nem são demasiado intensas... e vejo que é mesmo muito importante que ele demonstre que tem vontade própria, por isso, quando é possível faço-lhe a vontade (tento é explicar que ele não tem que chorar, que pode falar que ele já sabe muito bem)!


Desfralde
Continuamos tranquilamente a fazer experiências, já nem tudo vai para o chão ou para a cueca... estamos a aproximarmo-nos rapidamente dos 50%/ 50% Aliás, não é bem no chão,ele gosta mesmo é de fazer no nosso lindo tapete BRANCO.... Acho que ainda vai demorar uns meses nesta fase, mas nestas coisas não tenho pressa nenhuma e só o estou a fazer agora porque ele está a demonstrar interesse nisso (acho que por causa de algumas coleguinhas da escola)... :o)

Comida&Dormida
Dia típico (fim-de-semana):
8h00/8h30 - Acordei!
9h00 Pequeno-almoço: um bledi ou danoninho, um iogurte normal e torradinha
10h30/11h00: frutinha
12h30/13h00: sopa, prato e fruta
14h00 às 16h30: sesta (às vezes vai até às 17h00)
17h00: Papa (no verão substituo por iogurte+fruta+bolacha ou pão
19h00: frutinha
20h00: sopa, prato
21h00: leite (150ml... mais se o jantar for mais cedo)

Personalidade
Continua mais ou menos igual.. ou seja, acho que o nosso menino é muito alegre, autónomo, criativo, meiguinho, e tem alguma falta de paciência ou tolerância, não é muito teimoso, é sociável mas um pouquinho tímido, precisa dum tempo relativamente curto para se ambientar, mas depois "é tudo dele"! Também acho que se ofende facilmente, mas também tem um coração grande, esquece rapidamente e ultrapassa bem os problemas... enfim, já me estou a babar aqui no teclado, vou-me calar!

Bom filhote... estamos então na tua contagem decrescente para os 2 anos. A festinha está a ser preparada com muito carinho!! Logo mostro algumas coisas!!

Beijo da mamã

Sem comentários: