sexta-feira, abril 29, 2011

Presença do Pai no Parto. Sim ou Não?

Acabei de ler este artigo e decidi dar aqui a minha opinião, pois acho que é uma decisão importante para as mamãs:
http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3444&Itemid=60

Antes de engravidar sempre pensei: "nada de papás na sala de partos"!!

Durante os meses da gravidez fui reconsiderando... mas só gostaria de o ter lá caso ele quisesse mesmo. Acho muito importante eles quererem e terem consciência do que vão presenciar e que a sua participação é limitada. O A sempre disse que não ía, por isso, estava tudo claro para mim. Mas na hora do nascimento do Afonso o A não me largou. O parto foi tranquilo e sem dor, por causa da epidural, por isso o A foi uma excelente companhia: eu dormitei, depois falávamos um pouco, tivémos imensa gente na sala.. de facto isto não pareceu um parto, parecia uma reunião!!

Agora da 2ª vez, como não levei epidural, posso dizer que tive um parto completo com direito a tudo. As contracções durante quase 24 horas em crescendo, o cansaço, a dor e o medo (sim)... E na sala de partos, como diz o artigo e bem, a luz faz confusão e o pai é objectivamente uma distracção para o nosso cérebro. Sei que fiquei mais "maricas" quando ele estava lá... porque quando temos o apoio ali, pedimos ajuda... se estivermos "sozinhas" temos que ser nós e mais nada... No entanto, nós não somos só cérebro e por isso, eu continuo a achar que o pai pode assistir ao parto, desde que se porte bem. E nisto o A foi óptimo, mostrou-se calmo e falou pouco e acertadamente.

Sem comentários: