sexta-feira, abril 01, 2011

8 Meses Helena


E já passaram 8 meses. Aqui está ela a ver-se ao espelho. A nossa pequena está a ficar grande e massiça! Continua com os 2 dentinhos e seriamente a trabalhar pró 3º, os dedinhos dela sofrem... Volta e meia fica constipadinha, mas nada de especial. Não há dúvida que ter a bébé com a mamã em casa tem muitas vantagens... A Helena é uma bébé tranquila, autónoma, mas acho que gosta mais de companhia do que o Afonso quando tinha a mesma idade e também acho que é mais meiguinha e mariquinhas, eh eh, gajas!!
Ora aqui vão os desenvolvimentos:

Dormir
Deitamos a bébécas por volta das 21h30 e ela volta a dar sinal por volta das 04h30, ou uns dias vai até às 05h30. A essa hora dou-lhe 150 ml de leite, vou diminuindo a quantidade aos poucos. Esta perfeitamente adaptada ao seu quartinho e quando acorda de manhã presenteia-nos com uma conversa deliciosa!

Comer
Continua sem gostar de sopa, é raro comer com vontade. Mal a sento na cadeira ela faz o que eu fazia em bébé (faz logo sinal de deitar a comida pra fora...). Felizmente come muito bem fruta, iogurtes, papa e leitinho. Não gosta de água, acham normal? Só bebe a brincar com o biberon... não sei o que faça, talvez variar as marcas da água... Este mês experimentámos pouca coisa: uvas, papaia, borrego, ervilhas, chuchu (parece que gostou).. e não me lembro de mai nada...

Desenvolvimento
A bébécas já faz adeus com a mãozinha (ou com as mãozinhas) e bate palminhas! E adora fazer as gracinhas e tentar comunicar com o mano. Não sei se devo oficializar as primeiras palavras, é sempre dificil saber quando é que ela começa a falar. Ela diz "mamã" em ocasiões raras quando lhe estou a fazer maldades (aspirar o nariz, por exemplo...)ou quando quer a minha companhia. Acho que diz claramente "olá", principalmente quando está a fazer as gracinhas ou quando palra na caminha. E "papá" não sei o que diga, foi a primeira coisa que pronunciou correctamente, só não tenho a certeza se atribuía o significado.. Os meus babes começaram a dizer palavras na mesma altura, que giro... Senta-se muito bem e também, tal como o mano, parece que dá saltinhos com o rabiosque... só sei que quando vou vê-la, ela parece estar um pouco mais à frente... Ainda não se põe de gatas, só se atira para a frente... Também ainda não se consegue sentar, estando deitada, apesar dos esforços que faz! Tá quase boneca... mais 1 mês e acaba-se a minha paz.. pões-te a gatinhar e eu vou ter que andar atrás de ti!!

Bom, sei que ando um pouco baldas... mas há sempre tanta coisa para fazer!! Continuo sem emprego, nem entrevistas consigo arranjar, mas tenho esperança que tudo se resolva, tem que ser!

Sem comentários: