quarta-feira, setembro 30, 2009

Consulta dos 12 meses (atrasada!!)

myspace layouts

myspace layouts


Finalmente conseguimos ir à consulta dos 12 meses!

O Afonso está no percentil 25 (baixou um pouquinho):
Altura: 75 cm
Peso: 9220 gramas
PC: 46,5

Pé: tamanho 20
Dentes:8 (4 em cima, 4 em baixo)

De resto também está óptimo, pelo que a consulta se resumiu a uma enxurrada de dicas e conselhos:
Alimentação: pode comer tudo, tudo! Estava a dar-lhe o leite aptamil de crescimento (1 a 3 anos) mas o pediatra disse para darmos leite de vaca gordo. Quanto aos iogurtes que era um assunto que me preocupava porque estão cheios de açúcar, ele disse para darmos natural ou misturar fruta fresca ou então iogurtes de aromas (os iogurtes de crianças são muito doces). Quanto à alimentação durante a noite... eu costumo dar um biberon quando ele acorda (geralmente por volta das 01h30), o pediatra sugeriu dar-lhe esse biberon quando eu me for deitar, para não ter que me levantar durante a noite (estou a pensar sobre este assunto..).
Desenvolvimento: fomos avisados que o Afonso vai começar a fazer birras,chantagens etc... ai ai! Para já está tudo tranquilo, e esperamos lidar bem com a situação, tentando manter a calma e coerência! Também disse para não desvalorizarmos a capacidade de compreensão do bébé. Eles captam e percebem muito mais do que julgamos!
Saúde: o pediatra avisou-nos que a creche vai expô-lo muito mais às viroses e para estarmos atentos, sobretudo aos sintomas associados à gripe A. Não é um assunto que o preocupe muito, mas disse-nos que o fundamental é detectarmos os sintomas de alarme. Nestes 3 casos, o bébé deve ser visto por um médico o quanto antes:
- Febre muito alta que não baixa com medicação;
- Febre muito alta que baixa com medicação mas mantém o bébé prostrado;
- Dificuldade respiratória (quando notamos que o bébé faz um esforço para respirar e que a caixa toráxica se contrai muito).

Quanto à pilinha ele disse que até o Afonso deixar as fraldas, que basta irmos puxando um pouquinho a pele apenas para limpar... nada de grandes exercícios porque o pior que pode acontecer é rasgar (ai que horror!!!).

Finalmente, vamos dar o reforço da Prevenar entre os 15 e os 18 meses. O pediatra disse que está quase a sair uma nova vacina que abrange mais tipos, e que vale a pena adiar 1 mês a vacina e dar-lhe a nova...

E pronto meu querido, se tudo correr bem, voltamos ao médico aos 18 meses (porque a dos 15 meses estaria demasiado próxima).

1 comentário:

Aniki disse...

Boas dicas, acerca das birras e da Gripe A.É sempre bom ler o que os outro medicos recomendam...
Bjs
Ana e G