segunda-feira, abril 27, 2009

Gastroentrite



Pois é.... o Afonso esteve com gastroentrite estes dias... aquela febre, aquela má disposição não eram "dentes", como tantas vezes temos a tendência para associar. A gastroentrite é uma inflamação do aparelho digestivo causada por um virus, é contagioso e costuma passar em 5 dias a uma semana.

Começou por andar muito prostrado, sempre a querer descansar, depois veio um pouquinho de febre... Só no dia seguinte começou a vomitar. O que é certo é que acabou por pegar a gastroentrite aos papás e aos outros bébés da ama, fiquei a sentir-me mal por não ter agido mais cedo, mas é dificil perceber o que aí vinha... Acabámos por ir ao hospital na madrugada de 4ªfeira, porque ele não aguentava nada no estômago, chorava com fome e estava a perder peso a olhos vistos.. :o(

Felizmente não foi muito grave, porque começou rapidamente a aceitar pequenas quantidades de comida. Introduzimos logo uma dieta com canja e sopas com cenoura e sem legumes verdes. Apesar de aceitar a sopa, continuava a vomitar o leite que fui tentanto compensar com iogurtes. Também íamos dando uma solução oral de hidratação que, no 2º dia ele enjoou (porquê que fazem as coisas tão doces??? que raiva!)... Também estamos a dar Biogaia e demos umas saquetas para a diarreia (que acabaram por prender os intestinos do babe). Passámos uns dias complicados, chamaste muito pela "mamã" meu pequenino, mas já recuperaste o apetite, dá tanto gozo ver-te comer, ver-te bem e a brincar! Agora as noites ainda não são boas, agora veio uma prisão de ventre e cólicas que não te deixam dormir bem.. mas já está quase bom!! Voltei hoje ao trabalho e o papá ficou com o Afonso, que aventura!!

Resumindo os sintomas, temos que estar atentos à conjugação Febre/Vómitos/Diarreira, e não associar tudo à chegada dos "dentes"!

2 comentários:

Anónimo disse...

Oooh, mas que coisa...espero que o teu filhote já esteja completamente restabelecido...
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Sandra Vi disse...

As melhoras para o teu filhote