quinta-feira, abril 16, 2009

8 meses!


Parabéns bébé, pelos teus 8 mesinhos!

Tens andado constipado e com alguma tosse, mas felizmente a comer e dormir bem e bem disposto!

Novidades:

Alimentação:
0 - A maminha acabou há 2 semanas, ainda tenho algum leite, mas ele já só brinca...
1 - Fruta: abacate com banana, papaia com banana. À dentada costumamos dar-te ameixa, maçã, pera e cenoura! Nas frutas em boião já se experimentou várias e ele come bem todas...
2 - Cereais: pão (as codeas, antes ia amolecendo e chuchando, agora arranca pedaços, temos que estar muito atentos e ir tirando-lhe os pedaços da boca...), milho (cozido e esmagado), arroz (cozido e passado)
3 - Legumes - espinafres, bróculos, beringela, alho, couve-coração, couve-flor.
4 - Iogurtes - fruta e cereais (danone, yoplait..), falta-me experimentar o natural e também misturar frutinha (tou desejosa que apareça a fruta de verão, está quase)
5 - Carne - igual ao mês passado: frango, peru, vaca e borrego...

Desenvolvimento:
1 - Palavras
Aprendeu a dizer "Olá" e agora não pára de dizer, em qualquer situação... fica tão querido!! Diz muito rápido e alto, e repete e repete e ri! Continua a dizer "mamã" só em 2 situações, quando eu lhe faço maldades, tipo aspirar o nariz... :o( ou quando está mauzinho na ama (para dormir por exemplo)... Também já faz "tchau" com a mãozinha (ou com as duas), principalmente para ele próprio (espelho...) mas também para nós!
2 - Movimentos
Pois é, o Afonso já se movimenta. Ele não gosta de estar de barriga para baixo, mas movimenta-se sentado, dá saltinhos com o rabo e ajuda com as mãos... Também atira-se para a frente e cai de todas as formas e feitios, principalmente com a cabeça! Agora andamos a treinar tentar sentar estando deitado, ele já quase consegue! Também o sento um pouco longe de mim e ele atira-se logo para a frente para vir ter comigo, tão lindo!
3 - Vira os brinquedos ao contrário, bate com uns nos outros para fazer barulho, experimenta tudo!

Traquinices, Habilidades e Preferências:
- Puxou os cabelos à R (colega na ama)... eu fiquei chocada... pegou no cabelito e fechou a mão, parecia um caranguejo, não largava!
- Tenta pôr a chupeta na minha boca, tão querido... eu desviava mas ele queria dar, ihih!
- Gosta de porta-chaves, copos e plástico, plástico, papéis, comandos, telemóveis, colares, colheres, tesoura, tubos de creme... e o preferido: o relógio de pulso
- Dá uns abracinhos bons e puxa muito os meus cabelos (socorro)... eu digo "não" e abro-lhe a mão.. e ele olha pra mim com os olhos muito abertos e depois ri (já não há respeito!)

O nosso dia-a-dia:
07h45- 08h00 -
Acordas a falar, a mãe vai lá abaixo preparar o leitinho, vou-te salvar e levo-te para a nossa caminha! Dou-te o leitinho! Muda-se a fralda e vestimos! Depois ficas a falar com o papá enquanto eu me despacho! Às vezes levo-te lá pra baixo e ficas a brincar!

8h40 - Saímos à pressa, carregadíssimos, para ir ter com a ama! Chegas lá sempre bem disposto e pronto pra brincar, a mãe dá-te um beijo rápido e sai a voar!
8h40 às 13h00 - brincas, dormes uma sesta e almoças sopa e fruta na ama

13h00 às 13h50 - a mãe vai visitar-te! Quando me vês abres os bracinhos e ris, que bom! Ficamos a brincar e normalmente já tás com soninho e tento adormecer-te! Saio a voar outra vez!!
13h50 às 15h45 - dormes uma sestinha e bebes leitinho com a ama

15h45 - Vou-te buscar, normalmente estás a brincar! Gosto de chegar e ver-te brincar sem que me vejas! O meu pequeno a brincar com os outros feito gente, ihih!

16h00 - Chegamos a casa. Brincamos um pouco e depois comes sopa e iogurte! A seguir vamos passear de carrinho com o cão, para o pinhal! Vamos a falar e voltas a dormir!

18h30 - Hora de jantar, normalmente um pouco de papinha!

20h45 - Banho

21h00 - Leite e caminha

By night - às vezes acordas, se comeste mal ao deitar (e aí eu dou leitinho) ou por algum desconforto, e eu vou ter contigo e embalo-te um pouquinho

Sem comentários: