sábado, fevereiro 23, 2008

Chegámos ao 2º Trimestre! Yes!

Chegámos oficialmente ao 2º trimestre!!! Já temos 3 meses! Estou tão tão tão feliz! Acabei de encomendar as primeiras coisas para o babe, não aguentei mais! Foram só umas coisinhas, agora vou esperar saber o sexo! Mas já comecei a imaginar tudo... o babe, a nossa vida, o meu cão, a nossa casa, o quartinho, tudo... lá está a razão das minhas insónias... a minha cabeça não pára!

Esta semana foi também muito importante porque finalmente anunciei a minha gravidez lá no meu trabalho... estava um pouco ansiosa com este capítulo, mas pronto, já está, é oficial... e nem correu mal! Continuo a acreditar na renovação do meu contrato.

Quanto à ecografia, às vezes ainda sorrio a pensar no babe... é incrível... como nos apercebemos que o bebe reage a qualquer coisa que me acontece, eu ri-me e ele reagiu imenso... a médica disse que ele deve sentir umas "ondas"... isto também faz-nos pensar que o nosso estado físico e de espírito passa para o babe... e às vezes sinto-me mal em chatear-me com coisas perfeitamente secundárias e ridículas... enfim...

Mais uma informação, tenho a placenta posterior.. ou seja, logo a seguir à barriga está o bebe e atrás a placenta. Dizem que quem tem placenta posterior sente primeiro o bébé, as que têm anterior significa que entre a barriga e o bebe ainda está a placenta... Vamos ver!

Em relação a esta 1ª semana do 2º trimestre, 13 semaninhas, o que me chama a atenção é este acontecimento extraordinário: "É durante esta semana que os intestinos do bebé irão para a cavidade abdominal"... hã? como assim? É verdade, os intestinos do bebe formam-se fora do corpo, mais precisamente, no cordão umbilical, e só a partir da 9ª semana é que começam a deslocar-se para o interior do corpo.... nesta semana, eles colocam-se na cavidade abdominal... God, que cena mais estranha babe! O mais importante é que por esta altura o bebe está completamente formado e, partir de agora, é a fase de maturação dos orgãos e claro... ganhar peso! Também li no "Pais&Filhos" que pensa-se que, por esta altura, o babe pode começar a ouvir vibrações sonoras! Nice! Agora vou começar a montar a estratégica da música, porque falar contigo já falamos né?
Peso: 23 gramas
Comprimento: 7,4 cm

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Ecografia 12 semanas!

Olá olá!!!! Ai... fico tão feliz quando chego das ecografias, que bom!!

Correu tudo bem!! Yes! Aqui está o nosso bébé na ecografia das 12 semanas! Portou muito bem!

Ora, vamos lá às medidas:
Batimentos Cardíacos: 166 pm (a bombar bébé!)
Comprimento: 55 mm (a médica disse que se contarmos com as pernitas deve estar com 7 cm!)
TN: 1,7 mm (a medida da nuca)

A ecografia foi gravada, e foi muito gira... De início o babe estava calminho, tranquilo, mas rapidamente foi reagindo, mexendo as mãos, os pés, virando dum lado para o outro!! A certa altura, a médica achou que o babe não estava numa posição que ela queria para as medições, e pediu-me para tossir!! Eu lá tossi e o babe nada... então desatei a rir, e o babe mexeu-se logo, ih ih! Foi muito bom mesmo! Também tirei sangue, fugi com o braço e a veia fugiu, mas enfim... Voltarei a fazer nova colheita de sangue às 16 semanas (isto faz parte do rastreio pré-natal)!

domingo, fevereiro 17, 2008

Até à ecografia!

Vim cá postar só para dizer que irei fechar a votação do palpite menina/ menino! Isto porque, apesar de não ser muito provável, na 3ªfeira poderei saber o sexo do bébé, ou pelo menos, o palpite da médica, quem sabe?

Espero que esteja tudo bem com o nosso bébé! Na 3ª ou 4ª irei postar aqui os resultados da ecografia!

A todos um grande abraço e até já!

sábado, fevereiro 16, 2008

12 semanas!!! Que bom!



Estamos na última semana do 1º trimestre!!!! E estamos a escassos dias de fazermos outra ecografia! É verdade, por um lado, parece que o tempo passa muito devagar porque queremos chegar às 12 semanas, mas.. de repente, já passou, chegámos!! Foi rápido!


Quanto a mim, está tudo a correr muito bem, continuo muito cansada, a comer muito bem, a dormir mal... e pesei-me hoje e.. confesso, aumentei 1 kilo.... estamos agora com 53 kg...

E o bébé? Leiam bem... não é inacreditável?
Na 12ª semana:
"Por esta altura os órgãos sexuais do teu bebé estão desenvolvidos mas, ainda poderá ser difícil vê-los na ecografia. Os rins também já se desenvolveram e o teu bebé já faz xi-xi.
O teu bebé já "fala" porque já tem as cordas vocais desenvolvidas, é possível ouvir um choro muito baixinho. O seu cérebro está completamente formado e o teu bebé já sente a dor. O bebé pode chuchar o dedo, os seus olhos têm pálpebras, mede já cerca de 5,4 cm e pesa 14 gr. Ele estica e flecte as pernas, mexe os seus dedinhos e mãos e levanta e baixa a sua cabecinha...vai ginasticando." (fonte: http://www.federacao-vida.com.pt/gravidez/cresce/12semana.htm)

sábado, fevereiro 09, 2008

11 semaninhas + barriga de 10!

Aqui está a minha barriguinha de 10 semanas.. está diferente não é??? Estou muita groooossssaaaa... especialmente da parte da tarde (retenção de líquidos...).. e já comecei a passar óleo de amêndoas doces na barriga.. mas tenho confiança que não vou fazer estrias...

E pronto cá estamos nós a comemorar a 11ªsemana, como o tempo passa!! Ando super cansada, cheia de fome e está tudo a correr muito bem!

O que vai acontecer esta semana: "O teu bebé está a iniciar um período de rápido crescimento, de facto, ele irá duplicar o seu tamanho nas próximas semanas. Os aparelhos genitais do bebé estão a desenvolver-se e brevemente poderás ver se tens um menino ou uma menina."
Altura: 4,1 cm Peso: 7 gramas
fonte: http://www.federacao-vida.com.pt/gravidez/cresce/cresce.htm

Olhem os pés dum feto com 11 semanas, não é fantástico? Também li que o cabelo e as unhas começam a crescer nesta altura! Os intestinos e os rins também começam a exercitar.

Nota: acabei de colocar a foto da 1ªecografia (têm que ir ao post da 1ª ecografia em Janeiro!)... assim podem ver pela primeira vez o vosso neto, sobrinho, primo e sobrinho emprestado, ih ih!!

sábado, fevereiro 02, 2008

10ª semana!! E mais uma ecografia!


Não postei mais cedo porque o médico adiou a consulta para 6ªfeira (ontem)... portanto, foram uns dias em que não dormi bem, só da ansiedade! Mas 6ªfeira chegou enfim e vimos o nosso bébé outra vez!!! Confirmou-se o tempo de gestação, hoje com 10 semanas, e 30 de Agosto como data prevista para o parto! O bébé está com 25 mm (da cabeça ao rabo!) e na ecografia mexeu-se imenso, parecia estar a nadar num aquário! Ouvi o coração outra vez! Foi muito bom, é incrível como é tão pequeno, frágil mas super completo e a mexer-se imenso... acho que é mesmo um verdadeiro milagre...


Marcámos o rastreio pré-natal para dia 19 de Fevereiro e nesse dia vamos gravar, pela primeira vez, o bebé! (até agora só temos fotos...). Acho que vou bater o record das ecografias...
Estou a sentir-me super bem e cada vez mais tranquila e confiante, à medida que o 1º trimestre se aproxima do fim! Ao mesmo tempo que quero gozar cada dia, desejo naturalmente chegar às 12 semanas para me sentir mais segura, é normal né?

Ponto de situação mensal: em comparação com a 6ªsemana, continuo com o mesmo peso (52kg) mas a barriga está diferente, estou mais grossa!

Quanto à 10ªsemana, aqui vai a informação:

"Por esta altura o coração do teu bebé é já muito parecido com o de um recém-nascido. Os seus dentinhos estão a formar-se nas gengivas. Tem já as impressões digitais que o identificarão toda a vida. Até ao fim da semana todos os órgãos e sistemas do teu bebé estarão formados e a partir de agora só precisam de se desenvolver e crescer. Peso: 4 gramas Altura: 3,1 cm" (fonte: http://www.federacao-vida.com.pt/gravidez/cresce/cresce.htm)