domingo, julho 13, 2008

33 Semanas


Bom dia! Cá estamos nas 33 semaninhas e com umas quantas novidades!

Esta semana vi o bébé 2 vezes! Fizémos a ecocardiografia fetal (exame ao coração do bebe), o último exame do rastreio integrado, e está tudo bem! Também tivémos consulta médica na 6ªfeira, e vimos na ecografia que estás de cabecinha para baixo, e que pela posição é pouco provável que voltes a virar (yes!) e continuas no padrão médio (deve ser o tal percentil 50%). O médico fez a estimativa para 2013 gramas (2 kilinhos!), e também estivémos a ver a carinha ao pormenor, hum... que fofo, já tem umas bochechinhas boas! Continuas a pôr muito a mãozinha na boca, tão querido! Quanto aos movimentos, o médico disse para controlarmos e estarmos atentos (os tais 10 movimentos diários como mínimo), mas para já aindas mexes muito!

Fiquei a saber que o meu querido médico vai estar de férias nos últimos 15 dias de Agosto (fantástico)... mas enfim, ele disse que não vai para fora e se eu precisar de alguma coisa telefono (mas fiquei um pouquito ansiosa...)... ele também disse, em relação à data de parto, que podemos aguardar até dia 6 de Setembro (41 semanas).. eu desejo muito que ele venha por vontade própria sem termos que agendar a data do parto... Por fim, falámos no trabalho e ficar de baixa... e combinámos tratar desta questão na próxima consulta (daqui a 3 semanas), para já ainda me sinto bem mas já um pouco cansada, portanto vou aguentar mais estas semaninhas e preparar tudo no trabalho (que já está bem encaminhado).

Esta semana também tratámos do seguro de saúde do bébé, e também já imprimi os formulários necessários para a segurança social (abonos, subsídio...). Recebemos ontem a banheira e a alcofa herdadas ( a nossa casa já está um caos...). A cómoda do bébé chegou finalmente a vamos montá-la hoje, pelo que vou começar a lavar a roupinha!

Próximas etapas: explorar algumas hipóteses de infantário (deram-nos 2 contactos); receber o kit de recolha do sangue; marcar análises do 3º trimestre; comprar o resto das coisinhas de farmácia ( mãe e bébé); acabar a malinha da maternidade; aproveitar os saldos para completar o enxoval (esta parte é a melhor, ihih!).

Este post já está extenso, mas vamos rapidamente à descrição do bébé esta semana:
Comprimento: 43.7 cm
Peso: 1918 gramas
Nesta fase, o bébé já consegue coordenar chuchar e engolir com a respiração. O bébé obtém oxigénio pela placenta, mas lá vai fazendo os seus exercícios respiratórios com o líquido amniótico. São estes exercícios que estimulam a produção de surfactante, essencial para um bom desenvolvimento dos pulmões. No caso do nosso menino, nesta altura os testículos descem do abdomen para o escroto (aliás, acho que foi isto que o médico me disse na consulta, que já lá estavam...)...

Bom... e é tudo!

3 comentários:

EM disse...

Olá!
Só boas notícias! As ecos são tão boas,não é? O meu também chuchava o dedo e escondia os olhos com as mãozitas.Brevemente já vejo isso todos os dias e tu também.
Beijocas

SC disse...

Pois é amiga, são 2:30 da manhã, o Gui acabou de comer, o sono fugiu e aqui estou eu a ler o teu blog e a ficar com os olhos cheios de lágrimas, como é bom sentirmo-nos felizes com a felicidade dos nossos amigos. Gosto muito de ti e do teu bebé.

Anónimo disse...

Olá querida mamã, mas que boas noticias!Parabéns pelas tuas 34 semaninhas!
Realmente,as ecografias eram momentos inesqueciveis, eu lembro-me de desejar que elas nunca mais acabassem :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana