sábado, junho 21, 2008

30 semanas!


Bom dia! Cá estamos nós a celebrar mais uma semaninha! É incrível como o tempo voa... de repente a data provável do parto que estava tão longe torna-se perto e real!!

Começámos as aulas de preparação para o parto!! Gostei muito, levei um bloco de apontamentos para guardar umas dicas. Falámos imenso e fizémos um pouco de ginástica. É muito giro estar rodeada de barriguinhas (acho que sou a barriga mais nova da turma...) e partilhar as nossas experiências. A enfermeira parece-me impecável e o facto de trabalhar no hospital onde espero ter o bébé, é excelente!

Na 2ªfeira fazemos 7 meses, e espero durante este mês de Julho terminar o enxoval e preparar uma série de coisas incluindo a mala para a maternidade. No trabalho as coisas já estão bem encaminhadas, sinceramente, gostaria de ir para casa em Agosto esperar o meu bébé com calma, organizar as coisinhas, lavar as roupinhas, descansar... Confesso que já me custa trabalhar da parte da tarde, devido ao inchaço e dores nas pernas.. isto associado ao cansaço e calor.. enfim... já me começa a apetecer recolher à minha casinha!

Quanto ao bébé, continua super activo! Acho que começo a sentir menos pontapés mas mais movimentações que vão moldando a barriga (deve ser o bumbum, ou umas cotoveladas e joelhadas..) ... ah e os soluços também! Afinal acho que já os sentia, mas não sabia bem distinguir...

Nesta semana o bébé:
Comprimento: 39.9 cm
Peso: 1319 gramas

É nesta altura que o bébé adopta a posição de cabeça para baixo e deverá manter-se assim até ao nascimento. O bébé continua a amadurecer: pulmões, músculos, cérebro. O esqueleto vai endurecendo e a lanugem vai progressivamente desaparecendo ao mesmo tempo que o cabelo vai fortalecendo e as unhas dos pés estão a crescer. A medula óssea assume o cargo da produção de glóbulos brancos a partir do fígado. Por fim, o bébé já é capaz de produzir lágrimas!

1 comentário:

Carla disse...

Já?!? Passou tudo tão rápido! Acho bem que recolhas para a tua casita, este calor é horrível, sobretudo para grávidas! Vê lá se o moço nasce ainda em Agosto, vou ter umas feriazitas!!!
beijinhos