sábado, abril 19, 2008

Contagem decrescente...para us morfológica!


Vou fazer a us morfológica daqui a uns dias, no dia em que fazemos 5 meses de gravidez! Estou ansiosa por ver o bébé outra vez, mas também sempre com aquelas preocupações habituais:
- será que está tudo bem com o bébé, está a crescer bem?
- e a placenta, será que funciona como deve ser... e será que ela já saíu do sítio onde estava? Não sei se já disse aqui mas a minha placenta está baixa, normalíssimo no início da gravidez, mas às 19 semanas ainda estava a tapar um pouco a saída do bébé, o que me levaria para uma cesariana porque o bébé tem que sair 1º que a placenta... :o( O médico disse que à medida que o útero se expande, a placenta vai-se deslocando... vamos ver como vai estar agora!

Chegámos às 21 semanas e ao início do 6º mês lunar, outro tipo de contagem, das 10 luas até ao nascimento! Nesta fase, o babe cresce a uma média semanal de 1cm e entre 60 a 70 gramas.. portanto estamos com as seguintes medidas:
Peso: 360 gramas
Comprimento: 26,7 cm

O babe nesta altura já soluça (mas eu ainda não sinto) e reage a estímulos externos (isto já experimentei e às vezes, resulta! dou-lhe umas cutucadas e ele parece reagir!). Já li que nesta altura já é possível ouvir o coração do bébé com um simples estetoscópio.. o meu pai emprestou-me um, mas ainda não consegui apanhar o som, deve ficar mais fácil a partir de agora!
Desde há 1 semana mais ou menos que acho que o babe está maior... já o sinto quando ele está em cima, em baixo ou dos lados da barriga! Se puser a mão na barriga já dá para sentir aqueles chutinhos mais fortes! Ainda não consigo perceber se são pontapés ou murros, eh eh, mas acho que ele é calminho, só se agita mais depois das minhas refeições e à noite! Quando vou deitar ponho a musiquinha na barriga, às vezes ele dá uns chutinhos leves e depois toca a dormir!

Também estamos quase a ir de férias! Planeámos ir passear uns dias e vamos tentar não andar a correr dum lado para o outro! Tenho este vício... adoro ir e vir, mas tenho que aprender a apreciar mais o "ficar", ih ih!
Logo venho postar os resultados da ecografia!

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olá minha querida mamã, é claro que vai estar tudo bem!Logo que possivel vem contar-nos as novidades!
Beijinhos mil, Sofia,Pedro e Joana