terça-feira, janeiro 17, 2012

17 meses e meio...

Minha querida filha, estes teus posts estão uma confusão! Já se sabe que com o 1º filho, tudo está planeado e organizado e que com o 2º é mais em "modo sobrevivência".. enfim minha bébé meiguinha, aqui vai um resumo dos teus últimos desenvolvimentos:

Comida
Tens sido sempre uma boa boca, tens curiosidade em provar tudo mas quando não gostas, deitas para fora. O Afonso era o oposto, o que não lhe agrada à vista nem abre a boca, mas quando decide abrir não deita pra fora.. eh eh Porém, agora estás a entrar numa fase mais, como direi, "manhosa"!! A sopa só vai lá com truques, o meu maior trunfo é dar a sopa ao Afonso, ficas logo a querer, claro! Com a comida não és esquisita, embora esta fase tem sido pouco regular... o que nunca despensas é o teu leitinho da manhã e da noite.

Desenvolvimento
É incrível como o vocabulário cresce diariamente, aqui vão algumas mais queridas:
Muma = música
Cáda = escada
Pota = porta
Babéi = babete
Auuu = tchau
Cáca = calça
Cacaco = casaco
Bói = body
Coã = collant
Papéu = chapéu
Peia = pêra
Incáí = brincar
Tóia = história
Iína = Helena!

Bom, mas ela diz tudo e repete tudo... e explica tudo com palavras e gestos.. quando cai, põe a mão na cabeça e diz "pumba doi-doi"... quando o mano se mete com ela "manuu taotao"... eh eh, é linda! Leva-me o comando da Tv quando quer ver música ou bonecos. Diz quando tem coco, vem ter comigo, põe a mão na fralda, diz "coco" e dirige-se para a escadas! Quando a deito à noite, repete o ritual que eu digo "Minnie" (a peluche de dormir), "Muma" (música) e "Auuu" (tchau)

Em termos motores também notamos umas afinações, já anda para trás, sobe e desce escadas, corre, trepa, dá voltinhas e dança muito bem. Tenta imitar as coreografias das músicas. Dá festinhas muito boas aos papás.

Sono
A Helena vai dormir por volta das 21h10, ela própria pede... vem para o meu colo ou chama-me para a cozinha, ao pé do micro-ondas (onde faço o leite)... aliás ela também imita o som do micro-ondas e da varinha mágica! Dorme tudo seguidinho e acorda por volta das 8h00-8h15. Acorda a falar ou a chorar quando está molhada. À tarde dorme 1h30-2h00 depende...

Saúde
Tem estado impecável. Nunca ficou doente, doente de ficar em casa. A única coisa que atrapalha é a pele dela que parece ser tendente a atópica. No inverno fica muito vermelhinha, seca e áspera, sobretudo ao pé da boca.

Em breve iremos às vacinas e consulta dos 18 meses, para vermos peso e altura.
Beijo

Sem comentários: