quarta-feira, maio 26, 2010

Birras - Evolução!


O meu pequenino lindo, tranquilo e manso.... está a transformar-se numa colecçãozinha de birras!!! Socorrro!!!!!!! Foi de repente!!!

Então o nosso dia é assim:
- De manhã vou buscá-lo à cama, ele todo contentinho, meiguinho... mas se não vamos cumprimentar todos os bichos do quarto.... BUÁÁÁ (ok, aqui na boa, vamos cumprimentar os bicharocos, ele gosta destas pequenas rotinas!);
- Depois levo-o pró quarto e ponho-o na nossa cama para mudar fralda, vestir... resultado: Não! BUÁÁÁ (não quer ficar quieto, pede livros, telemóveis.. enfim...)
- Depois vamos para a sala tomar o pequeno-almoço.....1º BUÁÁÁ, porque não quer ir prá cadeira ou quer levar o album de fotos com ele... 2º BUÁÁÁ porque quer o meu iogurte, BUÁÁÁ porque quer a minha torrada... (ok tudo tranquilo)
- A seguir vamos para a escola.... BUÁÁÁ porque quer levar o livro ou a bola prá escola (aqui não cedo, ou no máximo vai com eles para o carro, mas passa-lhe rápido);
- A entrada na escola é relativamente tranquila
- Vou buscá-lo à escola.... BUÁÁÁ, quer ir pró parque da escola, e diz "rega, rega (escorrega).. eu levo-o na boa, até para ele apanhar ar puro;
- Vamos pró carro... BUÁÁÁ (pergunta pelo livro!);
- Saímos do carro... BUÁÁÁ (quer ir pró volante! eu deixo na boa);
- Em casa tudo se mantém tranquilo, mas há sempre aquelas frustrações (arranca páginas dos livros ou dos albuns e quer que eu as volte a pôr... eu bem tento explicar que não dá!!), tenta segurar em 2 bolas ao mesmo tempo ou enfiar em sítios que não cabem...BUÁÁÁ... ou quando se tenta explicar e eu não entendo: BUÁÁÁ BUÁÁÁ 8sinto-me burra!)
- Mas quando chega a hora de jantar, aí é que é... BUÁÁÁ BUÁÁÁ BUÁÁÁ BUÁÁÁ... quer "nana" (carne), e eu digo "1º sopa, depois carne...": BUÁÁÁ nana BUÁÁÁ nana BUÁÁÁ nana .... Socorro!!! Ontem foram 20 minutos, eu não cedi, expliquei, abracei, esperei, tentei distraí-lo... consegui, comeu a sopinha todo bem disposto, delirou com a carne.. correu tudo bem...
- Para já à hora do sono corre tudo bem.. só BUÁÁÁ se quer o leite e eu ainda tenho k lhe mudar a fralda...

Já li um pouco sobre esta fase e sei que é normal, saudável e que é um sinal de desenvolvimento, mas ficamos sempre na dúvida se estamos a ter uma postura equilibrada, ou seja, sermos assertivos mas não contrariar o bébé só por contrariar.. É isso que tento fazer, as regras importantes são para manter, algumas coisas sou flexível, e durante as birras mantenho-me firme mas sempre reforçando o meu amor por ti, meu bébé.

Amo-te mais que tudo.
Só para terminar, no outro dia o Afonso fartava-se de pedir coisas:
- "qué água"
(eu dei)
- "qué qué..."
(e eu, na brincadeira)
- "mas queres o quê? qué qué qué... queres sempre qualquer coisa, né? mas afinal o quê que tu queres?"
(e o afonso com um ar malandro sai-me com esta):
- "eu qué a mamã"
- "Oh meu amor"
Eu fiquei completamente derretidinha.... e eu preparava-me para lhe dar daqueles apertos naquele bébé lindo, e não é que o sacana desata a fugir a rir-se??

Sem comentários: