quarta-feira, fevereiro 17, 2010

18 Meses


Aqui estou eu mascarado de... de uma ave estranha... mas os papás dizem-me que é uma galinha (eu adoro galinhas)!

18 meses... um ano e meio! Tanta coisa para dizer!! Cada vez me surpreendo mais e me apercebo que és um bébé fantástico, e que estás a tornar-te numa pessoinha linda linda. Antes que me babe toda... vamos aos dados objectivos:

Não te consigo contar o nº de dentes!
Calças o tamanho 21 e a roupa anda de acordo com a idade (80cm)
Comprimento: 79 cm
Peso: 10.200 kg (foste pesar ainda um pouco em baixo de forma...)

Tens mantido o percentil 25, a pediatra gostou muito de te conhecer... acha que estás óptimo em termos de desenvolvimento motor e cognitivo. Vamos por partes:

Alimentação
A alimentação que está um pouco instável... tens apetite, mas por determinados alimentos... e é para mim dificil arranjar um equilíbrio entre não forçar nada e conseguir que tenhas uma alimentação equilibrada... Há que ter muita paciência e tentar manter à tua disposição todos os alimentos... Claro que depois de comeres, tudo fica num caos...!! Estás numa fase em que bebes imenso leite, pão, papa e fruta.. a sopa e a "refeição" estão dificeis... Tenho vergonha de dizer isto, mas com a sopa o Afonso às vezes nem quer provar... e eu descobri que forçando-o a provar ("enfiando-lhe" uma seringa com um pouco de sopa) ele depois já quer... não é estranho? Depois da "seringa" ofereço à colher, se ele quiser quer se não quer... não dou e pronto... De resto, comes a fruta inteira, o pão fresco ou torrado com manteiga, tostinhas.... Já consegues comer com o garfo sozinho, espetando na carne.. com a colher está mais dificil, mas lá vais conseguindo (tem feito tudo com a mão esquerda)...

Sono
O sono anda bem... dormes perto de 12 horas à noite e mais 2 horinhas à tarde.. Continuamos a dar leite ao deitar e depois por volta das 00h30 damos um leite reforçado com papa... Já sei que era suposto não darmos este leitinho, mas como a alimentação não anda grande coisa, decidimos manter para já... Quando acordas de manhã costumas falar muito e ficas a brincar na caminha durante algum tempo... e às vezes à noite acordas a choramingar, mas basta irmos lá dar um miminho e deitar-te novamente, hum... que lindo...

Desenvolvimento
Estes meses tens enriquecido imenso o teu vocabulário... Já perdi a conta das palavras que dizes, aqui vão algumas que me lembro:
Batata = batata
Babete = babeba
Carro = carr e mais recentemente pópó (acho que na escola dizem-te pópó... arghhh... que raiva...)
Escada = cáda
Sapo = papo
Abre! = Abi!!

Fazes o som da cobra (tssss..) e dos insectos (bzzzzz...)... Para além disso, reconheces um monte de coisas e percebes quase tudo o que te dizemos... Pedes coisas, utilizando linguagem verbal e não verbal... apontas, fazes gestos.. Para veres o vídeo das galinhas, apontas para o portátil e dizes "cócó" e pões-te a dançar!!



Pedes para ir dormir, dirigindo-te para a cancela nas escadas (ou então choramingas e pedes colinho... e eu pergunto e tu respondes fazendo "adeus", que é o sinal de dizer boa noite!!)...Pedes para te lermos livros, para ligarmos televisão...

Em relação aos brinquedos, estás cada vez mais interessado em arrumar, encaixar e empilhar... por isso tens preferido brincar com legos e coisas do género que inventas... Se eu fosse inconsciente já te deixaria sozinho nas escadas porque desces de pé na perfeição e a subir de gatas (de pé só com ajuda)... Também sabes perfeitamente que objectos pertencem ao papá e à mamã!

Aprecias cada vez mais a nossa companhia e chamas-nos para as brincadeiras ou vens-te sentar no sofá conosco!

Por fim, anuncias quando fazes cócó ou, pelo menos, quando pergunto tu costumas confirmar!

Sem comentários: