um blog dedicado ao caminho a percorrer para chegar a ti bébé! Aqui fica registado tudo o que leva a ti, meu sonho.
Vamos ter o 3º bébé, bébé surpresa!
O que gosto mais: - Ir buscar-te à cama, depois da sesta da tarde - Dar-te o leitinho da noite e deitar-te - Ver-te brincar - Dançar contigo - Quando te pego e encostas a tua cabeça no meu ombro - Ensinar-te e mostrar-te coisas novas - Quando me mostras coisas - Quando me dás a mão e quando pedes colinho - Ir buscar-te à escola - Ouvir-te dizer "mamã"
O que até sabe bem: - Tratar da tua roupinha (vê-la secar, passar e dobrar direitinho, hum...) - Arrumar o teu quarto e brinquedos - Comprar coisas para ti - Mudar fralda e vestir-te (quando colaboras claro)
O que gosto menos (ok.... o que não gosto!): - Dar-te de comer (a sopa+refeição) - Acordar à noite - Ter que pensar e fazer comida - Lavar e arrumar tudo (comida...) - Cortar as tuas unhas (o papá que corte...) - Ir às vacinas (o papá tem ido ultimamente)
Sempre quis ter mais do que um filho, sempre! Sempre sonhei com uma casa cheia, sempre desejei ter irmãos como os que tenho, e por isso, sempre desejei dar isso aos meus filhos! Mas claro, desde que engravidei agora desta pequenina, que 3 preocupações me ocupam a cabeça: - Será que vou chegar para os 2 bébés? - E o meu rei como vai reagir? - E o meu maridinho? Também tenho que ter um tempinho para ele!!
... e o meu limite físico, até onde irá? SOCORROOOOOOOOOO...
Quero dar tudo por tudo, mas sei que há momentos em que vou faltar a um e a outro... ai ai... e quando for para a maternidade? Com o Afonso passei 5 dias na maternidade... eu não posso passar 5 dias sem o meu rei... E a minha pequenina? Como vai ser lá em casa? Como é que eu lhe vou dar o tempo que ela precisa? E se ela tiver cólicas como o Afonso? SOCORRRRRRRRROOOOOOOOOO...
Pronto, depois destes rápidos ataques de pânico... acho que vai tudo correr bem... acho que o Afonso vai adorar ter uma mana, eu e o papá claro que vamos amar viver isto tudo e vamos saber gerir esta linda confusão que sempre sonhámos!!!
Nota: aquele orangotango aí em cima sou eu a pensar... (eh eh)
Aqui estou eu mascarado de... de uma ave estranha... mas os papás dizem-me que é uma galinha (eu adoro galinhas)!
18 meses... um ano e meio! Tanta coisa para dizer!! Cada vez me surpreendo mais e me apercebo que és um bébé fantástico, e que estás a tornar-te numa pessoinha linda linda. Antes que me babe toda... vamos aos dados objectivos:
Não te consigo contar o nº de dentes! Calças o tamanho 21 e a roupa anda de acordo com a idade (80cm) Comprimento: 79 cm Peso: 10.200 kg (foste pesar ainda um pouco em baixo de forma...)
Tens mantido o percentil 25, a pediatra gostou muito de te conhecer... acha que estás óptimo em termos de desenvolvimento motor e cognitivo. Vamos por partes:
Alimentação A alimentação que está um pouco instável... tens apetite, mas por determinados alimentos... e é para mim dificil arranjar um equilíbrio entre não forçar nada e conseguir que tenhas uma alimentação equilibrada... Há que ter muita paciência e tentar manter à tua disposição todos os alimentos... Claro que depois de comeres, tudo fica num caos...!! Estás numa fase em que bebes imenso leite, pão, papa e fruta.. a sopa e a "refeição" estão dificeis... Tenho vergonha de dizer isto, mas com a sopa o Afonso às vezes nem quer provar... e eu descobri que forçando-o a provar ("enfiando-lhe" uma seringa com um pouco de sopa) ele depois já quer... não é estranho? Depois da "seringa" ofereço à colher, se ele quiser quer se não quer... não dou e pronto... De resto, comes a fruta inteira, o pão fresco ou torrado com manteiga, tostinhas.... Já consegues comer com o garfo sozinho, espetando na carne.. com a colher está mais dificil, mas lá vais conseguindo (tem feito tudo com a mão esquerda)...
Sono O sono anda bem... dormes perto de 12 horas à noite e mais 2 horinhas à tarde.. Continuamos a dar leite ao deitar e depois por volta das 00h30 damos um leite reforçado com papa... Já sei que era suposto não darmos este leitinho, mas como a alimentação não anda grande coisa, decidimos manter para já... Quando acordas de manhã costumas falar muito e ficas a brincar na caminha durante algum tempo... e às vezes à noite acordas a choramingar, mas basta irmos lá dar um miminho e deitar-te novamente, hum... que lindo...
Desenvolvimento Estes meses tens enriquecido imenso o teu vocabulário... Já perdi a conta das palavras que dizes, aqui vão algumas que me lembro: Batata = batata Babete = babeba Carro = carr e mais recentemente pópó (acho que na escola dizem-te pópó... arghhh... que raiva...) Escada = cáda Sapo = papo Abre! = Abi!!
Fazes o som da cobra (tssss..) e dos insectos (bzzzzz...)... Para além disso, reconheces um monte de coisas e percebes quase tudo o que te dizemos... Pedes coisas, utilizando linguagem verbal e não verbal... apontas, fazes gestos.. Para veres o vídeo das galinhas, apontas para o portátil e dizes "cócó" e pões-te a dançar!!
Pedes para ir dormir, dirigindo-te para a cancela nas escadas (ou então choramingas e pedes colinho... e eu pergunto e tu respondes fazendo "adeus", que é o sinal de dizer boa noite!!)...Pedes para te lermos livros, para ligarmos televisão...
Em relação aos brinquedos, estás cada vez mais interessado em arrumar, encaixar e empilhar... por isso tens preferido brincar com legos e coisas do género que inventas... Se eu fosse inconsciente já te deixaria sozinho nas escadas porque desces de pé na perfeição e a subir de gatas (de pé só com ajuda)... Também sabes perfeitamente que objectos pertencem ao papá e à mamã!
Aprecias cada vez mais a nossa companhia e chamas-nos para as brincadeiras ou vens-te sentar no sofá conosco!
Por fim, anuncias quando fazes cócó ou, pelo menos, quando pergunto tu costumas confirmar!
Finalmente fui fazer ecografia ontem, muito perto das 16 semanas, que comemoramos hoje... e vimos a pipoca da nossa bébé!!!!!!! Eu insisti e ameacei o médico, disse-lhe: veja bem porque a seguir vou às compras!! eh eh! (ele disse para ir descansada para as compras porque vem aí uma menina!)
É super mexida, e está agora com 150 gramas. A placenta está bem coladinha,estou liberada para deslocações de carro. Ah e já sinto a bébé, de vez em quando!!
Sintomas: - Barriga grandinha (maior que do Afonso); - Gengivas a rebentar :o( - Continuo a morrer de sede - O humor mantem-se instável ;o) - Micro-enjoos - Insónias
E pronto, logo posto aqui uma foto!
Já fiz a 2ª colheita do rastreio, estamos à espera dos resultados. Próxima consulta: início de Março!
Mais uma laringite filho... está provado, a garganta é o teu ponto fraco (como o papá...). Tiveste febre altinha durante 3 dias que, de repente, desapareceu... no dia a seguir começaste a ficar super irritado, a chorar, não querias comer... No dia a seguir levámos-te ao médico. Decidimos ir ao Centro de Saúde, o papá foi contigo e secou lá 2 horinhas sem serem atendidos, tu estavas passado bébé... Eu fui lá ter, armei o meu circo (acho incrível como não dão prioridade aos bébés..) e todos na sala de espera aceitaram passar-nos à frente!! O tótó do médico (já o tinha apanhado uma vez, mandou o Afonso para o hospital para despistar a gripe A, quando o que ele tinha era uma faringite..)mais uma vez, não detectou nada e achou que devíamos ir ao hospital para fazer uma colheita de urina. O Afonso estava impossível e só de pensar em esperar mais X horas no hospital, desatei a chorar... enfim... Liberámos finalmente o papá que estava atrasadérrimo para ir para fora... e chamámos a nossa querida amiga e vizinha C que foi comigo ao hospital. Lá esperámos mais 1h30 e demorámos mais outra 1h30 lá dentro, entre esperas, consultas, aerossois e reavalaições...
E pronto: laringite. Não comes sólidos, estás rouco e com dores. Estás agora a Ben-u-ron de 6 em 6h, Celestone 2X/dia e ventilan nos aerossois 3X/dia durante 5 dias... A mamã ficou contigo 2 dias em casa e amanhã voltas à escolinha... já estás quase bom (à excepção do apetite...)