sexta-feira, outubro 30, 2009

Birras: Capítulo I


Ora muito bem, iniciámos umas micro-birras! É muito estranho, o Afonso está muito bem e de repente pumba, joga-se pró chão a chorar!! Ou é porque tropeçou, ou porque não consegue fazer alguma coisa, ou porque eu não entendi o que ele quer, ou porque tá com sono... alguma coisa o desagrada e pumba, atira-se prá piscina, penalti! Às vezes acho que nem ele sabe bem porque está a fazer a birra, acho que são experiências a testar a mamã.

O que fazer? Sinceramente, mesmo que quisesse não consigo ignorá-lo quando ele fica deitado no chão a chorar, mas tenho 2 regras:
- Não vou lá levantá-lo;
- Nem me junto a ele.

O que faço é falar com ele (a uma distância duns 2 metros eh eh)e perguntar "o que foi afonso?", "queres vir à mamã?"... e pronto, ele levanta-se e vem ter comigo e abraçamo-nos... Para já, as birras são assim: acontecem mais ao final do dia, quando está cansado e duram 5 segundinhos, ihih! Acho que é dificil lidarmos com estas situações, sobretudo enquanto não conseguimos ainda conversar bem não é? Mas acho que não está a correr nada mal, o Afonso já percebeu que quando se atira ao chão, eu não vou lá buscá-lo e por isso rapidamente se levanta... Vamos lá ver como isto evolui!! de certeza que ele terá mais truques na manga!!

Ah, lembrei-me que de vez em quando também faz umas cenas do género, à refeição (ao jantar, lá está, acho que já é o sono a falar mais alto)... chora ou atira com coisas para o chão quando, ou queria água, ou fruta alternada ca sopa... ou ser ele a segurar na comida.. são uma série de pequenos rituais que ele começa a querer dominar! E eu lá estou armada com tudo (umas quantas colheres, pratinhos, água, pão, tostas, fruta, enfim...)... Sei que não se deve fazer grande circo à volta da refeição, e evito palhaçadas, brinquedos e cantorias, normalmente até nem falo muito (é pra comer, é pra comer)... mas quando ele está assim mas come e tem fome, pronto eu vou cedendo e tentando perceber o que ele quer...

Tás tão giro!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, acho que estás a lidar muito bem com as birras do teu filhote. Penso que este mau-feitio é próprio da idade, mais não é do que a afirmação do seu eu!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Aniki disse...

Se te serve de consolo, o meu é muito pior, lol
Atira-se para o chão (não vou busca-lo) e fica bem mais que 5 segundos, são alguns minutos a chorar e a espernear.
Atira tudo para o chão, de proposito, sabendo que faz asneira, e aponta para tudo dizendo dá, dá, dá!!!!!!!!!
Vamos esperar, que estas crises passem, e rápido...hehe
beijinhos, Bom fds
Ana e G