quinta-feira, maio 21, 2009

Colinho & Miminho


Sendo eu mamã de 1ªviagem, fui inundada por milhões de conselhos e por uma onda de informações de diversas fontes sobre... o mimo e o colinho! Uma vez estava com o Afonso ao colo numa festinha, e disseram-me "ai eu também dava muito colo e arrependi-me!", ou conselhos do tipo "não dês muito colo senão ele fica muito mimado" enfim... cenas do género... Bom, eu estava preocupada com isso, desde o início! Até que me vi eu mesma a tentar "educar" o meu filho recém-nascido, meu deus!!!!! Depois a experiência foi-me ensinando...

Dei e dou bastante colo e até gostaria de dar mais... e o resultado tem sido este: o Afonso é super autónomo e muito feliz, tenho a certeza que ele é um bébé seguro de si! Também nem tanto ao mar nem tanto à terra, dou-lhe tempo e espaço para ele explorar o seu mundo à sua maneira.. por isso instintivamente alterno colinhos, miminhos, brinco com ele e afasto-me e visito-o.. O comportamento dele demonstra-me que ele sabe que eu estou por perto, quando ele está a brincar sozinho.. de vez em quando ele certifica-se disso, olhando em volta, quando me vê sorri e volta a brincar ou demonstra-me alguma gracinha :o)

O Afonso sabe adormecer sozinho, dorme na caminha dele e no quarto dele.. e fica tranquilo, se não ficasse não teria problemas em dormir com ele, mas não foi assim que aconteceu. O Afonso desde cedo habituou-se a dormir sozinho e nós experimentámos pô-lo a dormir conosco, mas ele acordava... só na fase das cólicas é que descansava bem em cima de nós. Hoje, o Afonso também gosta de ser embalado e adormecido ao colo e eu tenho muito gosto em fazê-lo e vou sentir saudades desses momentos!

Sobre o "deve-se deixar chorar" (que é outra coisa que me chateia...) eu acho o seguinte. Para já temos que conhecer o choro do bébé. Eu sei que o Afonso choraminga de determinada maneira à noite quando acorda, e sei que ele vai adormecer de novo sozinho, por isso espero (apesar de me custar).. e sei que quando ele chora doutra maneira é porque me quer lá ou porque tem fome, e aí vou logo ter com ele! A mesma coisa se passa quando está a brincar, ou mesmo quando está conosco... Quando me dizem estas coisas, como se fosse uma regra universal e como se fosse uma forma de educar, passo-me...

Acho que o fundamental é conhecermos o nosso filho e darmos o que ele precisa para se tornar uma pessoa feliz e segura de si. Por isso, apesar de não ser especialista nenhuma, aconselho todas as mamãs a darem sim muito mimo e colo... e acho incrível como hoje em dia se cultiva tanto essa coisa da "independência e individualismo", fico muito preocupada com a geração que está a crescer.. quando vejo muitos pré-adolescentes que não sabem interagir a não ser de forma virtual... Continuo a afirmar que novas tecnologias lá em casa têm que entrar, não vou negar isso ao meu filho porque ele tem que se integrar no mundo em que vivemos, mas há-de ser tudo muito bem doseado, quero muito que ele brinque com crianças e na rua... é também por essa razão que gostei tanto de mudar para uma cidade pequena, onde há mais condições para fazermos isso!

Sem comentários: