segunda-feira, maio 18, 2009

9 meses



E de repente... passaram 9 meses bébé! PARABÉNS, lindo da mãe! E aqui tás tu na foto, no teu "recreio" a brincar na boa! Continuas muito alegre, curioso, cheio de energia e muito autónomo! Já tem 4 dentinhos, os 2 centrais de baixo e 2 em cima (mas não são os centrais, são ao lado).. vais ficar um vampirinho, ihih!! Foste à consulta e tás a pesar 8.500 kg e tens 71 cm de comprimento, tás agora entre o percentil 25 e o 50! Que grande salto! Levei um sermãozito do pediatra por causa da bolacha maria! É que a bolacha maria tem leite e ovo inteiro... ups... mas ainda bem que correu tudo bem, significa que não és alérgico a nada disso. Portanto vamos agora introduzir peixe, ovo,... enfim, tudo menos os citrinos, kiwi, morango, carne de porco e marisco. Já podes comer praticamente tudo!


Desenvolvimento
Ainda não gatinha, mas quer muito... sentado atira-se para a frente, mas quando fica de gatas não sabe como "andar".. acaba por se deitar e rasteja para trás... Afonso, vais conseguir logo logo! O vocabulário mantém-se nas 3 palavrinhas (mamã, olá e papá), de resto anda com grandes discursos levantando as mãos ou com alguma coisita na mão! Está cada vez mais esperto e habilidoso... Despertou completamente para a múscia, fica maluco, adora, ri-se, abana-se... é lindo ver-te! Outras habilidades que começas a fazer é dares os teus brinquedos a nós, dar a colher na boca da mamã, e começas a perceber os encaixes dos brinquedos, mas ainda é dificil!! Continuas a amar o teu reflexo, vais-me sair um peneirento! Passas que tempos voltado de costas pra nós a ver-te no reflexo do vidro (depois ris e olhas pra nós)!

Alimentação
Experimentámos umas quantas coisas este mês! Nos legumes, provámos beterraba, nabo, beringela, arroz, agrião e ervilhas, correu tudo bem. Na fruta, provámos manga (com iogurte), papaia (com banana), melão (à mão)e pêssego (com iogurte)! Também experimentarmos dar-te frango aos pedacinhos e provaste coelho. Mas o grande sucesso são as tostinhas e a bolacha maria, para além de gostares ficas orgulhoso por dominares a situação, e olha para nós tipo "vês, olhem pra mim a comer sozinho"!

Também iniciei finalmente a variar um pouco a sopa. Fiz uma jardineira de coelho e depois tudo passado (não demasiado), e o Afonso adorou!


Sono
Bébé... desde que tiveste a gastroentrite, nunca mais dormiste como dormias, a noite toda... recomecei a alimentar-te à noite, primeiro às 24h00 e às 03h30, agora tens acordado só por volta das 3h00. De qualquer forma, agora na consulta dos 9 meses vou pedir conselhos ao pediatra. Quero muito que descanses bem a noite toda, sem interromperes o sono, mas também não quero que passes fome!

1 comentário:

Carla disse...

Muitas beijocas de parabéns!!! O tempo passa a correr. Lembro-me tanto do andré... o olhar dele para os pormenores, o ar de felicidade com uma bolachinha na mão!
Beijos da tia e do priminho!