quinta-feira, dezembro 11, 2008

Amamentação


Hoje vou escrever um pouco sobre a minha experiência sobre amamentação, que espero que possa ser útil a alguns leitores!

Estou a amamentar há quase 4 meses e estou a adorar e considero que tem todas as vantagens do mundo! Mas sim, o início é complicado e o importante é não desistirmos nas primeiras semanas, porque rapidamente tudo se torna fácil! Para além de todas as vantagens para o bébé, para a mãe e para a carteira, não me imagino rodeada de biberons para lavar, esterilizar, aquecer, leites, temperatura etc.. enquanto o bébé chora esganado de fome! Eu cá saco a mama de fora já está, ihih! (tento que seja sempre em casa, mas também já teve que ser na rua).

Mas agora falando mais sério, aqui vão alguns conselhos e dicas:
- Durante a gravidez podemos ir preparando o peito para a amamentação, eu punha creme (mas não sei se realmente funciona) e tentava andar ao ar... o ideal seria também apanhar sol para ajudar a aumentar a resistência da pele;
- No início a amamentação foi difícil. O Afonso tinha vontade de pegar, mas pegava uns segundos e depois ou a mama fugia ou ele adormecia... temos que ter muita calma, paciência e resistência, porque nos primeiros dias estamos muito cansadas e para agravar a questão, somos capazes de jurar que eles têm dentes!
- Uma das técnicas que utilizava para não massacrar o peito era mudar frequentemente de posição (até ajuda a "espicaçar" o bébé) para o bébé ir "mastigando" diferentes locais da mama;
- Depois de cada mamada, passava um pouco do colostro/leite na mama porque é um cicatrizante natural e tentava deixar a mama ao léu (isto é muito importante, porque andarmos tapadas aumenta a humidade o que não favorece nada a cicatrização);
- A 1ªnoite do Afonso ficou logo marcada pelas cólicas e eu não parei de lhe dar mama a pensar que seria fome (asneira...), piorei as cólicas do bébé e fiquei com os mamilos um pouco feridos.. Quando saí da maternidade já não suportava amamentá-lo e fomos comprar bicos de borracha (também há de silicone) que aliviou um bocadinho.. acabei por usar nem meia dúzia de vezes porque o peito foi recuperando e o Afonso não gostava nada dos bicos. Pus Cicamel que acho que é um creme muito bom e que ajudou a recuperar rapidamente (de vez em quando, o peito ficava mais sensível mas em 3 semanas estava tudo bem!);
- Ao 4º dia veio a subida do leite (mãezinha ajuda-me)... foi complicado... sei que varia de mulher para mulher, umas nem notam e outras até ardem em febre. Eu estava cansadíssima porque o Afonso tinha cólicas e não dormia de noite... Quando se deu a subida do leite fiquei esgotada, o que vale é que passou em poucos dias. O peito ficava muito muito duro, sentia dores e custou-me muito massajar com os nós dos dedos mas tinha que ser (com trombocid), senão o leite não saia e o Afonso ficava furioso! Confesso que nesta altura rezava para chegar a hora da mama porque era um grande grande alívio. Passar água quente ou pôr toalha quente em cima do peito também alivia. A rotina era dar mama (1 hora, mais mudar fralda, pô-lo a arrotar, tentar acalmá-lo com as cólicas) e tratar de mim (pôr creme, massajar e já pra não falar das dores dos pontos, perda de sangue.. etc)... quando estava tudo despachado estava quase na hora de começar tudo de novo, é de loucos!
- Com o tempo o Afonso foi reduzindo o tempo da refeição e eu fui conseguindo descansar mais. Agora com quase 4 meses ele come de 3 em 3h e despacha-se em 10 minutos (às vezes mais, varia um pouco). À noite dá um 1º turno de 5 a 6 horas, e o seguinte é de 3,5 a 4horas... resumindo, acordo 1 vez à noite e sinceramente já não me custa. Quando passa mais tempo acordo na mesma, com o peito tenso e duro e fico a desejar que ele acorde ;o)
- Claro que também há stress no meio disto, às vezes acontece chorar no meio da mama. Quando o Afonso chora na mama é porque ou quer arrotar, ou o leite tá a acabar, ou está cheio ou está com sono... eu vou experimentando, agora já entendo melhor o que ele quer!

Mas resumindo, amamentar tem sido, em todas as fases, um momento especial com o bébé (e no início também um momento de descanso!)... olhar para ele, sentir que estamos a tratar do nosso filho e que ele fica tão bem, é quase mágico. Apesar das dificuldades e insegurança no início, o sentimento agora é de força e orgulho! O meu desejo é continuar a amamentá-lo enquanto conseguir!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, este texto é muito útil, sem dúvida!A mim, a subida do leite ocorreu no dia a seguir ao parto e doeu...estive uma semana sem me poder virar na cama!
Beijinhos e bom fim-de-semana,Sofia,Pedro e Joana