sexta-feira, novembro 14, 2008

Perda de Peso - Dicas


A perda de peso é uma das preocupações das mamãs recentes certo? Eu perdi uns 7 kilos no parto, pelo que me faltavam perder mais 4 kilitos, parece fácil mas não é! Perder peso sem fazer dieta e sem grandes hipóteses de fazer exercício físico... só mesmo com o tempo e muita paciência!

A questão não é tanto o peso em kilos, é como nós ficamos... os ossos alargaram, as gorduras acumularam nas coxas e ancas, e a barriga nem descrevo aqui... Para além disso, a amamentação (que dizem que emagrece porque consome muitas calorias) dá uma fome de cão, pelo que facilmente uma pessoa não só repõe o que perdeu como adiciona uns bons extras! Por isso, no final do 1º mês tinha ganho um kilo... fiquei para morrer! Como ainda era verão, vestia as calças de grávida e uns vestidinhos... Passadas as primeiras 3 semanas do babe, que foram as mais esgotantes (até ele ter menos cólicas e acertar o horário de dormir e comer), tudo se foi ajustando. Quando as primeiras calças me serviram, ainda que 1 número acima, foi uma emoção! Comecei a lavar e arrumar a roupa de grávida! Acho que passado 1 a 2 meses as nossas formas vão voltando ao sítio (a barriga ainda não..). No final do 2º mês perdi 2 kilos, e agora mais 1! Por isso estou a 2 kilos do objectivo!

Aqui vão algumas dicas (eu sei que parece ridículo, mas tentem compreender as limitações!!):

  • Depois das mamadas beber muita água mas evitar comer (tentar deixar passar 1 hora para comer);

  • Comer bem às refeições (pelo menos eu tenho a mania de ir sempre petiscando e acabo por comer muita comida, principalmente bolachas e coisas do género) mas isto não significa ficar muito tempo sem comer nada;

  • Passeios com porta-bébés e com carrinho é exercício e os babes gostam! Eu ando com o carrinho aqui perto de casa e subo e desço a rua e acelero o passo (devo parecer uma maluquinha, eh eh!) e também vamos passear de vez em quando para a praia!;

  • Durante as mamadas, podemos fazer alguns pequenos exercícios como contrair os músculos da barriga, coxas e bunda, eh eh!;

  • O cansaço e a falta de sono aumentam o apetite, por isso é preciso aproveitar para descansar e dormir ao máximo!

Por fim, acho importante cedermos às vezes, se me apetece um bolo como e pronto. Bom bom era retomar o exercício físico, vou tentar voltar este mês ao meu tai-chi mas ainda me custa pensar em deixar o meu bichinho lindo... (tem que ser não é?)

Bom e é tudo! Aceitam-se mais dicas, claro!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, as dicas que aqui trazes são valiosas, sem dúvida!Eu também andei bastante, bebi imensa água, comi bem (alimentação saudável), quando me apetecia um petisco, comia (porque ficar com os desejos não é bom) e sem dúvida que os cuidados com um bebé pequeno fazem a maior parte do trabalho. Como fiz cesariana, usei uma faixa que permitiu que a minha barriga não ficasse flácida. Bem haja a faixa, é imprescindível!
Beijinhos e boa semana, Sofia,Pedro e Joana