quarta-feira, julho 13, 2016

4 meses

Chegámos num instante aos 4 meses! Medidas: 5,295 gramas 60 cm Resultado: a afirmar-se no percentil 3, ihih, minha pequenita! Desenvolvimento: - Notamos um salto em termos de desenvolvimento motor, segura e manipula melhor os objetos: segurar o biberon, tirar e por a chupeta ou atirá-la em forma de protesto; - Virou-se toda pela primeira vez, antes dava a volta tipo relógio (dava as horas todas!) - Já põe os pés na boca... e adora! - Segura muito melhor o tronco e já permanece sentadinha mais ou menos estável, se estiver inclinada para a frente (normalmente a mexer nos pés) - Já a sentamos na cadeira da papa e ela gosta porque fica ao nosso nível e a fazer companhia na mesa; - Adora música e observar os manos, também já gosta de participar - Já mostra interesse na comida, observa-nos a comer, e tenta alcançar a comidinha. No outro dia enfiou a mão no meu iogurte :) Sono: - Dificil estabelecer rotinas, mas de uma forma geral dorme parte da manhã e 2 sestinhas de tarde. À noite anda a acordar de 2 em 2horas, acho que tem calor e sede, porque a nossa casa está muito quente... Alimentação: - Mantém-se a luta para encher a barriguinha, é raro beber mais que 150 ml e bolsa uma parte... - Vamos iniciar a alimentação, com a papa devido ao peso da bebe, na próxima semana, por isso logo damos novidades! Regresso ao Trabalho: - Iniciamos a contagem descrescente, falta 1 mês para regressar ao trabalho. Se por um lado me apetece imenso recuperar a minha "liberdade" e o trabalho que gosto, custa-me sequer pensar em separar-me da minha bebe tão pequenina. É uma violência, as mamãs deviam ficar 1 ano em casa e trabalhar 4 horas até os miudos fazerem 3 anitos... enfim, acredito que esse dia chegue, para as futuras mamãs. Portanto, vamos iniciar a alimentação mais cedo do que devia ser e para a próxima semana vamos inscrever a nossa bébé na "escola" e planear a habituação... Há-de ir uns dias antes conhecer a escolinha e ir ficando cada vez mais tempo. Também acho que o regresso da mamã devia ser assim: 1 hora no 1º dia, 2 horinhas no 2º.... eh eh :) - Por esta razão, e porque nunca sabemos aproveitar o tempo que temos... estou decidida a estar ao máximo estes últimos tempos com a bébé e fazer as restantes coisas (tarefas domésticas) quando é possível e sem prejudicar a minha bebe... Este é o nosso tempo e não se repete... o raio da casa está sempre suja, portanto, que fique.... Ponto final :)

Sem comentários: