quinta-feira, novembro 10, 2011

15 meses


A nossa Helena está a crescer!

Já temos mais dentes, e já os lavamos e ela diverte-se muito! E mais palavras: Iaia (girafa) e pão! Também já faz o som de alguns animais (leão, elefante, cao, pato, galinha, vaca...)

Em termos motores começa a acelerar o passo, quase em corrida, e já sobe as escadas sem ajuda (mas ca mamã atrás caso ela se desequilibre).

Nos gostos, aprecia muito música, ouvir e dançar e fazer música (tocar xilofone, tambor..)e agora aprecia muito livros (vem entregar-nos para lermos), legos (é das nossas brincadeiras preferidas) e também arrumar e desarrumar peças duma caixa. Também brinca com os carrinhos do Afonso e parece gostar mais de pintar que o Afonso, e também acho que vai ser dextra.

Come muito bem, com muito prazer, sobretudo se puder fazer sozinha. Por isso, eu costumo pôr-lhe o prato à frente e tento não olhar para não me arrepender. O resultado normalmente acaba numa boa refeição e com o cabelo cheio de bolonhesa, bata cozida, o que for... Às vezes come tão rápido que o prato fica vazio e eu ainda estou a cortar os alimentos. Ela queixa-se logo e estica o dedinho e bate no prato, como quem diz "põe aqui mais!" Adora fruta e recentemente descobriu a "maçã à dentada" (descasco e dou-lhe inteira), ela delira e caminha orgulhosamente com a sua maçã (às vezes acho que até os caroços come).

No que respeita a fitinhas... tem feito um pouco a mudar a fralda, mal eu a deito, resmunga (acho que é um acto de afirmação, porque quer controlar, brincar, não quer ficar deitada!)... O Afonso delira e diz "quero ver a mana a fazer fitas! Também reclama quando o mano lhe tira alguma coisa e já reinvindica os seus direitos, é corajosa e destemida! (é assim mesmo filhota) Eu normalmente observo o que se passa, e interfiro quando necessário.. o Afonso também já percebeu que não pode tirar as coisas da mão da mana, embora às vezes ainda faça.

As birras com a sopa terminaram, ficando apenas uns resquícios.. Se ela abana a cabeça a dizer que não quer, eu digo-lhe logo: queres ir brincar? Ela abana logo a cabeça e eu digo "primeiro sopa, depois carninha". Ela já sabe e acaba por comer bem a sopa. Isto tudo porque ela aqui há uns tempos andava a boicotar-me a sopa...

Dorme bem, se correr bem, faz seguido das 9 às 8 e não precisa de leite durante a noite. De manhã e à tarde pergunta sempre pelo papá e derrete-se sempre que o vê!

Felizmente já não chora quando vai para a escola e, pelo que me dizem, tem um comportamento exemplar (não reclama, come e dorme bem)!

Também já faz algumas brincadeiras com os papás, a simular... nós pedimos abracinho e ela abana a cabeça a rir, ou vem na nossa direcção e depois desvia!!! Acho que vai ser uma malandra!!! Mas é muito meiguinha, adora abracinhos e beijinhos e até põe o pescoço a jeito. Beijo minha boneca do coração!



Em breve vai à consulta dos 15 meses e logo posto as medidas!

Sem comentários: