sexta-feira, setembro 09, 2011

Educação!

Este é um tema muito quente entre os papás lá na escolinha do Afonso. Eu tenho-me "guerreado" com todos para mostrar o que para mim é mais importante para o crescimento do Afonso.

Durante o ano passado na escola, não era considerada fundamental a "rua". Se houvesse tempo, se acabassem os "trabalhos", iam. Se tivesse sol mas não muito, nem vento, nem chuva nem frio ou demasiado calor... se nenhum menino tivesse constipado.. se a relva não tivesse molhada... iam... E eu passava-me completamente. Grandes discussões!

Ora para mim o mais importante para as crianças é dormir, comer, mudar fraldas e no mesmo patamar: RUA = APANHAR AR = CORRER = BRINCAR COM NADA. Meu Deus... o que pode ser mais importante que isto??? Para mim, e disse-o, manter as crianças fechadas numa salinha o dia todo é negligência, isto nem se faz aos cães!! Para mim, a rua faz parte das necessidades básicas e para além disso também cumpre objectivos pedagógicos (estimulo motor, estimulo da criatividade...enfim..)

Muitos papás não queriam as crianças no recreio por causa do tempo (como já disse) porque tinham medo que ficassem doentes (e todos juntinhos fechadinhos numa salinha, com ar viciado e a baberem-se uns prós outros não ficam doentes??), ou porque se sujavam (esta achei fantástica!) ou porque as meninas ficavam com areia na cueca ou na cabeça... (muito grave!)... A educadora já nem sabia o que me dizer, eu sei que é difícil agradar a todos, mas uma vez até me disse "hoje ainda não foram à rua porque estão a portar-se mal"(se calhar portam-se mal porque estão 10 animaizinhos presos numa jaulinha durante 8 horas não???? como é que vocês ficavam?).

... Perdoem-me mas até fico nervosa quando escrevo isto... no outro dia li que as crianças hoje em dia, face aos que cresceram nos anos 90, têm menos massa muscular... olha, leiam http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/3496-criancas-de-hoje-tem-menos-forca

Bom, mas o que interessa é que a gerência mudou!!! E agora quem dirige a escolinha do Afonso é uma educadora que é mãe de 2 filhos e na reunião disse logo "vamos por os meninos a brincar na rua pelo menos 2 vezes por dia, porque eles precisam de brincar, apanhar ar e sujarem-se!" (amei!!!) Por isso, estou agora 100% satisfeita com a escola do Afonso, e da bébécas claro, que também tem direito a rua!!

1 comentário:

Lena disse...

Concordo a 100%!!!!!!!!
O nao passado andamos na mesma guerra mas conseguimos que eles fossem quase sempre ao parque que eles adoram!!!!Parabéns pela conquista ;)
bjs do nosso castelo
Lena