quinta-feira, novembro 19, 2009

Vacina H1N1 sim ou não?

Nestes dias tenho a certeza que as mamãs dos bébés entre os 6 meses e os 2 anos se debatem sobre esta dúvida... vamos vacinar os nossos bébés ou não?

Para já gostava de dizer que não sou médica nem particularmente informada, sou apenas uma mãe e venho expressar aqui a minha opinião pessoal.

Estou muito muito inclinada em não vacinar o Afonso. Porquê?

- Várias vezes é reafirmado que a que gripe é uma doença normalíssima... a probabilidade de ocorrerem complicações é muito baixa (muitas doenças normais podem ter complicações certo?);
- É normal e muito bom que os nossos filhos adoeçam... ficam cada vez mais fortes e resistentes...
- Não conheço a vacina mas pelo que li, não é tão cedo que iremos ter resultados fiáveis quanto à segurança da vacina e suas complicações... Também li que por agora só temos resultados dos testes feitos em adultos... e para mim, os testes só serão fiáveis quando os fetos das grávidas vacinadas chegarem à idade adulta (ok.. agora exagerei um pouco...)
- Acho engraçado que "não se provando a culpa", se ilibe o arguido... Apenas não se conseguiu provar a relação entre uma coisa e outra não é? Se isso nos deve dar segurança, isso é que eu já não sei.... Eu não percebo nada de saúde, mas de estatística sim! E acho que vai ser muito dificil provar uma relação de causa-efeito..
- Porquê que vou dar uma vacina que não conheço ao meu filho, para evitar uma doença vulgar e que não é garantido que ele a apanhe? Garantido seria sujeitá-lo a uma vacina... Então a ideia das vacinas não é evitar doenças mortais? ou basta serem contagiosas?? se for por isso, dispenso e não contribuo para a saúde pública...
- Por fim, não sendo adepta nem querendo alimentar teorias da conspiração, o Governo comprou as vacinas, vai ter que as usar... mesmo que haja algumas "baixas"... Como a adesão tem sido baixa, expandiram agora para as crianças até aos 2 anos. E sinceramente, a preocupação será mais com o impacto ao nível da produtividade e não com a saúde em si...

É uma decisão dificil e pessoal, e que pode ter implicações qualquer que seja a opção tomada.. Acredito que tudo vá correr bem!

1 comentário:

Aniki disse...

A pergunta do momento...
Vamos ter que optar e esperar que tenhamos feito a melhor opção...
O G não vai levar, pelo menos para já, vamos aguardar pra ver...
Bjs
Ana e G