sexta-feira, novembro 18, 2011

E mais umas palavrinhas...


Chapéu = papéu (e bata ca mãozinha em cima da cabeça)
borboleta = idê
Uva = uba
Banana = ana

Monstros & Cª

Hoje de manhã, vem ter à nossa cama e diz-me:
"Mamã, hoje eu dormi com os monstros todos!" (o que significa que não veio ter à nossa cama a meio da noite).

Acho que o Afonso está a começar a saber lidar com o medo, no caso dele, são os monstros à noite.

Li alguns artigos sobre os medos das crianças, particularmente, estes medos entre os 3 e os 6 anos. Nesta fase, como as mamãs já devem ter notado, as crianças têm muita imaginação e fantasiam muito. Paralelamente, é uma fase é que as crianças receiam perder-se ou perderem os pais, porque reconhecem e valorizam a segurança. É uma fase muito importante do desenvolvimento das crianças, porque vão aprender a lidar com o medo. Pelo que li, aqui estão alguns conselhos úteis para as mamãs:

- Não ignorar, muito menos desprezar o medo das crianças. É muito comum (eu própria fiz isso) acordarmos a meio da noite, atordoadas cansadas e o nosso filho diz que estão "monstros" no quarto. O quê que nos apetece fazer? dizer: "´mas que monstros, isso não existe, toca a dormir mas é!" Eu sei, apetece mesmo!! Mas o que aconselham é, sentarmo-nos tranquilamente com a criança, acalmá-la e se for preciso, revistar o quarto em busca dos "monstros". Tentar tranquilizar a criança, contar uma história e fazê-la voltar para a cama.
- Usar a fantasia para combater o medo. Desde objectos especiais que afugentam os monstros (luzes, bonecos,...), histórias e simulações!

Com o Afonso comecei por dizer que não existiam, o que não impediu dele ter medo e deixar de acreditar. Por isso, dei-lhe uma bruxinha para ele dormir, depois uma luz para ele não ter medo, depois uma musiquinha para ele tocar quando tiver medo, deixei de fechar a porta do quarto dele para entrar alguma luz e poder ele ouvir-nos.

Falava com ele e tentava perceber como era e o que fazia o monstro, ele pouco dizia. Depois comecei a "aceitar" a existência dos monstros e falei-lhe que os monstros são brincalhões, que aparecem porque querem brincar ou então querem uma bolachinha. Mas percebe-se que ele fica preocupado, e tem pesadelos (e acho mesmo que tem a ver com o poder ficar sem a mamã ou perder-se...). Melhorou um pouco, mas continuou a ser dificil deitá-lo.

Recentemente, inventei muitos monstros e falei-lhe que existiam muitos e cada um diferente e depois "teatralizei":
- O monstro das bolachas (que tem sempre muita fome), pus bocados de bolachas na boca e desatei a falar e a cuspir bolacha... eh eh!!
- O monstro dos beijinhos e o das cócegas, e ataquei-o com estas munições!
- O monstro dos empurrões (e empurrava-o para ele cair em cima das almofadas!)
- O monstro dos tau-taus (e corria atrás dele a dar-lhe palmadas no rabo!)
- o montro da dança (e dançava com ele assim meio à bruta)
- o monstro da ginástica (e segurava-lhe a mão e saltava e corria com ele)

Bom... ele adorou, e continua a amar a brincadeira. Pede para eu fazer os monstros todos e fazer à mana também. Aproveito e pergunto-lhe "com que monstro é que vais dormir hoje?". Desde esta brincadeira que é mais fácil deitá-lo! Se acorda a meio da noite, ainda vem para a nossa cama... mas está a melhorar!

Por isso, parece que pôr a imaginação a funcionar tem sido a melhor solução!

segunda-feira, novembro 14, 2011

Eu já digo: "mano"!!!!


Tão linda!!! A Helena já diz "mano", parece o mesmo que "mão", mas diz "maummm..." eh eh.

Cada vez brincam mais juntos e mais tempo antes do circo pegar fogo! Já têm brincadeiras só deles (a esconderem-se, a assustarem-se um ao outro e outra brincadeira que inventaram é a Helena tá de pé encostada a um sítio qualquer e o afonso aproxima-se de costas e ela empurra-o! E depois riem-se que nem uns perdidos!)

É tão bom vê-los brincar!!

quinta-feira, novembro 10, 2011

15 meses


A nossa Helena está a crescer!

Já temos mais dentes, e já os lavamos e ela diverte-se muito! E mais palavras: Iaia (girafa) e pão! Também já faz o som de alguns animais (leão, elefante, cao, pato, galinha, vaca...)

Em termos motores começa a acelerar o passo, quase em corrida, e já sobe as escadas sem ajuda (mas ca mamã atrás caso ela se desequilibre).

Nos gostos, aprecia muito música, ouvir e dançar e fazer música (tocar xilofone, tambor..)e agora aprecia muito livros (vem entregar-nos para lermos), legos (é das nossas brincadeiras preferidas) e também arrumar e desarrumar peças duma caixa. Também brinca com os carrinhos do Afonso e parece gostar mais de pintar que o Afonso, e também acho que vai ser dextra.

Come muito bem, com muito prazer, sobretudo se puder fazer sozinha. Por isso, eu costumo pôr-lhe o prato à frente e tento não olhar para não me arrepender. O resultado normalmente acaba numa boa refeição e com o cabelo cheio de bolonhesa, bata cozida, o que for... Às vezes come tão rápido que o prato fica vazio e eu ainda estou a cortar os alimentos. Ela queixa-se logo e estica o dedinho e bate no prato, como quem diz "põe aqui mais!" Adora fruta e recentemente descobriu a "maçã à dentada" (descasco e dou-lhe inteira), ela delira e caminha orgulhosamente com a sua maçã (às vezes acho que até os caroços come).

No que respeita a fitinhas... tem feito um pouco a mudar a fralda, mal eu a deito, resmunga (acho que é um acto de afirmação, porque quer controlar, brincar, não quer ficar deitada!)... O Afonso delira e diz "quero ver a mana a fazer fitas! Também reclama quando o mano lhe tira alguma coisa e já reinvindica os seus direitos, é corajosa e destemida! (é assim mesmo filhota) Eu normalmente observo o que se passa, e interfiro quando necessário.. o Afonso também já percebeu que não pode tirar as coisas da mão da mana, embora às vezes ainda faça.

As birras com a sopa terminaram, ficando apenas uns resquícios.. Se ela abana a cabeça a dizer que não quer, eu digo-lhe logo: queres ir brincar? Ela abana logo a cabeça e eu digo "primeiro sopa, depois carninha". Ela já sabe e acaba por comer bem a sopa. Isto tudo porque ela aqui há uns tempos andava a boicotar-me a sopa...

Dorme bem, se correr bem, faz seguido das 9 às 8 e não precisa de leite durante a noite. De manhã e à tarde pergunta sempre pelo papá e derrete-se sempre que o vê!

Felizmente já não chora quando vai para a escola e, pelo que me dizem, tem um comportamento exemplar (não reclama, come e dorme bem)!

Também já faz algumas brincadeiras com os papás, a simular... nós pedimos abracinho e ela abana a cabeça a rir, ou vem na nossa direcção e depois desvia!!! Acho que vai ser uma malandra!!! Mas é muito meiguinha, adora abracinhos e beijinhos e até põe o pescoço a jeito. Beijo minha boneca do coração!



Em breve vai à consulta dos 15 meses e logo posto as medidas!