sábado, setembro 17, 2011

Estamos a andar!!!

myspace layouts

myspace layouts



A Helena bébécas ganhou coragem e ontem, desatou a andar!! Ficou tão contente que depois não queria outra coisa! Andava da avó prá mamã e da mamã prá avó e já deu uns bons passinhos!!

Outra novidade é que o Afonso não dorme com chupeta há 5 noites! Pôs a chupeta na caixinha e depois, a chupeta desapareceu e foi ter com um bébé, e em troca recebeu um amiguinho do Faísca. Andámos uns dias a falar nesta ideia para ele se mentalizar e no dia, ele conformou-se bem. Correu bem melhor do que esperava. Agora à noite, o papá conta sempre uma história que o Afonso não dispensa! Aproveitei a pedalada e tirei-lhe o biberon, com a mesma estratégia... bendito sejas Faísca Mcqueen... e pronto, falta apenas tirar a fralda da noite e o Afonso passar a ser, definitivamente, um menino grande... (meu bebezão pra sempre claro!)

sexta-feira, setembro 09, 2011

Educação!

Este é um tema muito quente entre os papás lá na escolinha do Afonso. Eu tenho-me "guerreado" com todos para mostrar o que para mim é mais importante para o crescimento do Afonso.

Durante o ano passado na escola, não era considerada fundamental a "rua". Se houvesse tempo, se acabassem os "trabalhos", iam. Se tivesse sol mas não muito, nem vento, nem chuva nem frio ou demasiado calor... se nenhum menino tivesse constipado.. se a relva não tivesse molhada... iam... E eu passava-me completamente. Grandes discussões!

Ora para mim o mais importante para as crianças é dormir, comer, mudar fraldas e no mesmo patamar: RUA = APANHAR AR = CORRER = BRINCAR COM NADA. Meu Deus... o que pode ser mais importante que isto??? Para mim, e disse-o, manter as crianças fechadas numa salinha o dia todo é negligência, isto nem se faz aos cães!! Para mim, a rua faz parte das necessidades básicas e para além disso também cumpre objectivos pedagógicos (estimulo motor, estimulo da criatividade...enfim..)

Muitos papás não queriam as crianças no recreio por causa do tempo (como já disse) porque tinham medo que ficassem doentes (e todos juntinhos fechadinhos numa salinha, com ar viciado e a baberem-se uns prós outros não ficam doentes??), ou porque se sujavam (esta achei fantástica!) ou porque as meninas ficavam com areia na cueca ou na cabeça... (muito grave!)... A educadora já nem sabia o que me dizer, eu sei que é difícil agradar a todos, mas uma vez até me disse "hoje ainda não foram à rua porque estão a portar-se mal"(se calhar portam-se mal porque estão 10 animaizinhos presos numa jaulinha durante 8 horas não???? como é que vocês ficavam?).

... Perdoem-me mas até fico nervosa quando escrevo isto... no outro dia li que as crianças hoje em dia, face aos que cresceram nos anos 90, têm menos massa muscular... olha, leiam http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/3496-criancas-de-hoje-tem-menos-forca

Bom, mas o que interessa é que a gerência mudou!!! E agora quem dirige a escolinha do Afonso é uma educadora que é mãe de 2 filhos e na reunião disse logo "vamos por os meninos a brincar na rua pelo menos 2 vezes por dia, porque eles precisam de brincar, apanhar ar e sujarem-se!" (amei!!!) Por isso, estou agora 100% satisfeita com a escola do Afonso, e da bébécas claro, que também tem direito a rua!!

sexta-feira, setembro 02, 2011

Chupeta


O assunto da chupeta, mais conhecida cá em casa por "pê", tem me vindo a atormentar a cabeça nos últimos tempos. Sei que o Afonso deve deixar de usar a chupeta, mas não quero que seja um episódio dramático.

Acredito que este também seja um assunto e uma fase importante para o bébé e para a mãmã (e papá!)... Por isso, ando a ler coisas e tenho andado progressivamente desde, fundamentalmente, os 2 anitos a utilizar a estratégia da "redução do uso":

Até aos 18 meses mais ou menos, o Afonso usava praticamente o dia todo. Primeiro, passei a não levar a chupeta para a rua. Na rua, ele anda distraído com outras coisas e portanto era mais fácil. Depois, passei a desaparecer com a chupeta durante o dia. Só lhe dava para dormir claro, e em situações em que ele andava chatinho, doentinho, etc...

A partir dos 2 anos o Afonso passou a usar chupeta só para dormir. E agora? Desta fase, confesso que não sei sair bem desta!! Consegui passar para o tamanho reduzido da chupeta (tamanho 1, ele usava o 2), na esperança de lhe reduzir a necessidade da chupeta e de não prejudicar os dentinhos...

Agora aos 3 anos, consegui outra pequena vitória: tirar a chupeta da sesta da tarde e da escola. Ai mãe.... e agora???? O que faço com a chupeta da noite que ele tanto gosta? Até me mete dó.... :( Já pensei em tirar a chupeta quando ele adormece (aliás ele próprio rejeita-a), mas ele quando perde a chupeta de noite vem ter comigo para eu ajudar a procurar, meu querido filho. Ando angustiada. Não sei se é correcto "negociar" com ele, cheira-me um pouco a manipulação.... estarei a dar demasiada importância?

Para já vou tentando passar-lhe a mensagem de que os "crescidos", incluíndo o Faísca Macqueen, não usam chupeta! Ele ouve e parece compreender, mas chega à hora de deitar: "quero a chupeta, está no romário" (armário)...

Sei que o melhor era ser ele próprio a rejeitar a chupeta, mas ele não parece para aí virado.. eu devo ter trauma com a chupeta, porque os meus papás "convenceram-me" a deitar a chupeta pela janela... e acho que guardo esta recordação ou imaginação da imagem da chupeta a ficar fora do meu alcance a mergulhar no abismo, eh eh!!

Bom, como temos consulta dia 6, vou tentar falar deste assunto a pediatra, para vermos a melhor estratégia... Eu tenho cá uma ideia, claro que relacionada com os carrinhos do faísca que ele venera... mas quero fazer duma forma que não me pareça manipulação... queria uma negociação com imaginação e fantasia...