quinta-feira, julho 29, 2010

40 semanas

Bom dia!

Fazemos hoje 40 semanas, parabéns!

Estamos bem, a dormir mal e com contracções um pouco mais frequentes e fortes... Amanhã vamos ao médico provavelmente provocar o parto... É algo que não me agrada, por mim e pela bebe, mas por outro lado não sei se não será melhor mesmo assim... Sinto que a minha pequena já está apertada e fico com a sensação que sou eu que não a deixa sair (porque dilatação não é comigo), porque ela bem faz pressão... Vamos lá ver...

Ontem foi o aniversário da minha maninha L e ainda fomos à piscina, devo ser mesmo maluca mas o certo é que as dores de rins aliviaram enquanto tive dentro de água! E também acho que a minha pequenina gosta muito, vai sair ao maninho que até relincha de satisfação na piscina! Está "autónomo" com braçadeiras e boia, lá vai ele a gritar "bate o pé", e nada nada... vai onde quer! E adora saltar para a água! Está mesmo um espanto o meu filho!

Bom... mas voltando e assim sendo, este deverá ser o último post antes do grande dia! Aqui vai uma foto acabadinha de tirar à nossa barriguinha de 40!! Toca toda a gente a fazer força para nos ajudar!!!

Até já!

sábado, julho 24, 2010

Posterior, Fechado

Bom, fui hoje ao médico novamente... o ctg não acusou nenhuma contracção e na vistoria: "colo posterior, fechado"!!!

Então??? Ai já estou a ficar ansiosa!! Pela primeira vez entendo as grávidas que estão fartas e querem os seus bébés cá fora! Eu não tenho pressa, mas a ansiedade começa a aumentar, a preocupação se ela estará bem com tão pouco espaço, e o ctg apenas regista os batimentos (eu gostava de saber do cordão, placenta, líquido)... Para além disso sinto-me cansada de estar limitada nos movimentos, mas vou-me mexendo bem,ando bastante e continuo a fazer piscina/praia, há que aproveitar o verão com o meu pequenino!

Bom, vamos voltar ao médico dia 30 (dia em que faço 40 semanas)e até lá, vamos ver se a mudança da lua amanhã tem algum efeito!!

Até já!

quinta-feira, julho 22, 2010

39!!!!



E não é que chegámos às 39 semanas???

Fui ao médico ontem, fizémos ctg, ela mexeu imenso e tive uma contracção, daquelas normais que sinto algumas vezes ao dia. Estou com o colo permeável a 1 dedo (fixe!), portanto, agora é tentar caminhar bastante e aguardar pela evolução!! Caso não haja novidades regresso ao médico no sábado de manhã! Ah, e julgo que a lua muda dia 26 (2ª feira)!!!

Mais uma, vai ser leoa, visto que hoje é o último dia de caranguejo. 2 filhotes leões, ai ai, vou ter que gerir muito bem estas ferinhas doces!!

Até breve!

sexta-feira, julho 16, 2010

cançao de embalar - zeca afonso



Aqui fica a nossa música bébé

quarta-feira, julho 14, 2010

23 meses

Bom, isto vai parecer um post dos 2 anos, porque vou adiantar-me enquanto tenho todo o tempo disponível!

O Afonso faz hoje 23 meses e nós continuamos babadões, cada descoberta é um autêntico tesouro para nós!

Aqui vai um resumo do que o nosso pequeno anda a fazer:

Adora:
- Cantar (está sempre sempre a cantar, pede para cantarmos, pede para pôr música, na escola tem o mesmo comportamento, sempre a cantarolar e a puxar pelos colegas, também faz adaptações musicais, inventa músicas e letras), também gosta de instrumentos musicais, dançar a fazer coreografias;
- Andar de bicicleta com o papá (na cadeirinha), o pior é para sair;
- Água (banhoca, piscina e praia), a praia temos que ir mais vezes porque ainda fica um pouco cagunfas com o mar;
- Comer fruta (com tudo, mas parece apreciar muito uvas, ameixas, pêssegos, melão e meloa);
- Andar de baloiço (depois canta a lenga lenga do "tão-ba-la-lão, cabeça de cão, orelhas de gato, não tem coração!");
- livros e colecções (peças semelhantes,que ele possa juntar, contar, arrumar.. por exemplo, carrinhos, animais em miniatura, peças de lego, puzzles, cartas);

Música
Repertório básico:
- "Twinkle Little Star" (versão portuguesa e versão dele dedicada ao nosso cão);
- "Era uma vez um cavalo";
- "Na Quinta do Tio Manel";
- "Machadinha";
- "Doidas andam as Galinhas";
- "Papá, Mamã, Afonso" (música e letra da sua autoria, eh eh)

Também acompanha e completa algumas músicas do "Babytv" e da "Galinha Pintadinha", e daquelas mais tradicionais (o balão do joão, joana come a papa,loja do mestre andré)... e claro, também completa um pouquinho a "canção d'embalar" do Zeca Afonso (que eu lhe canto para acalmar)

Falar e tal
- Conta até 10 (mas nem sempre sabe, na realidade, contar coisas... lá vai treinando)
- Já começa a treinar o dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó, por vezes acompanha com piano ou tambor;
- Tem um vocabulário imenso e aprende rapidamente novas palavras. As frases começam a ser mais compridas, mas ainda sem muitas ligações (tipo: papá, água, piscina, afonso.... isto quer dizer que é o papá ou que quer que o papá o leve à água da piscina);
- Em termos de desenvolvimento motor acho que está óptimo, sobe e desce escadas, trepa muito bem, melhor do que descer, também está a fazer treino na piscina a bater os pés com as braçadeiras e nos mergulhos (ensinámos a fechar a boca, mas claro, deve ter a garganta muito bem desinfectada de cloro... hum...). Também continua a melhorar a encaixar, empilhar e equilibrar coisas (às vezes passa-se quando uma coisa cai...);
- Ainda faltam uns 4 dentinhos ao nosso pequeno.

Departamento das Birras
Hum... aqui acho que não está mal... acho que faz as birras que uma criança com esta idade deve fazer. Não duram muito, nem são demasiado intensas... e vejo que é mesmo muito importante que ele demonstre que tem vontade própria, por isso, quando é possível faço-lhe a vontade (tento é explicar que ele não tem que chorar, que pode falar que ele já sabe muito bem)!


Desfralde
Continuamos tranquilamente a fazer experiências, já nem tudo vai para o chão ou para a cueca... estamos a aproximarmo-nos rapidamente dos 50%/ 50% Aliás, não é bem no chão,ele gosta mesmo é de fazer no nosso lindo tapete BRANCO.... Acho que ainda vai demorar uns meses nesta fase, mas nestas coisas não tenho pressa nenhuma e só o estou a fazer agora porque ele está a demonstrar interesse nisso (acho que por causa de algumas coleguinhas da escola)... :o)

Comida&Dormida
Dia típico (fim-de-semana):
8h00/8h30 - Acordei!
9h00 Pequeno-almoço: um bledi ou danoninho, um iogurte normal e torradinha
10h30/11h00: frutinha
12h30/13h00: sopa, prato e fruta
14h00 às 16h30: sesta (às vezes vai até às 17h00)
17h00: Papa (no verão substituo por iogurte+fruta+bolacha ou pão
19h00: frutinha
20h00: sopa, prato
21h00: leite (150ml... mais se o jantar for mais cedo)

Personalidade
Continua mais ou menos igual.. ou seja, acho que o nosso menino é muito alegre, autónomo, criativo, meiguinho, e tem alguma falta de paciência ou tolerância, não é muito teimoso, é sociável mas um pouquinho tímido, precisa dum tempo relativamente curto para se ambientar, mas depois "é tudo dele"! Também acho que se ofende facilmente, mas também tem um coração grande, esquece rapidamente e ultrapassa bem os problemas... enfim, já me estou a babar aqui no teclado, vou-me calar!

Bom filhote... estamos então na tua contagem decrescente para os 2 anos. A festinha está a ser preparada com muito carinho!! Logo mostro algumas coisas!!

Beijo da mamã

Ontem!


Ontem foi um dia muito importante:
- a minha pequenita atingiu as 37 semanas e 5 dias (dia em que me rebentaram as águas do Afonsinho);
- o meu pequeno fez o seu 1º coco no bacio (até me apeteceu tirar uma fotografia, mas descansem, vou poupar-vos disso, ihih! Ele ficou tão contente, tão orgulhoso, fez a festa toda!)

Entretanto fomos ao médico, no dia em que fizémos 37 semaninhas, e a pequenita está com um peso estimado em 3 kilinhos! Continua bem mexida, os movimentos continuam fortes e determinados! Eu estou a aguentar-me, o pior é mesmo não conseguir dormir mais que 2 horas seguidas, olha fica já o treino para a amamentação!

E pronto, temos tudo pronto, os carros, o ovinho, o kit do cordão umbilical, agora sim, posso ficar descansada e aproveitar bem o restinho da minha barriguinha e sempre brincar e estar com o meu filhote. No outro dia mostrei-lhe um livro da gravidez e ele finalmente visualizou o que eu há tanto tempo lhe digo " a mamã tem um bébé dentro da barriga"... ele ficou tão contente, que agora está sempre a ver o livro e a procurar as imagens dos bébés dentro da barriga da mamã!

Vou começar a fazer o post dos 23 meses do Afonso, porque, lá está, nunca sei quando estarei de partida para ter a minha menina!

E cá está a foto da barriga das 38 semanas! Será esta a última foto?? :o)

terça-feira, julho 06, 2010

Barriga de 36

Olá, aqui está a minha barriga de 36.. parece já um pouco descida não? Pelo menos já respiro melhor!

Será que a minha pequenina vai ficar mais tempo na barriga, que o Afonso? Vamos lá ver!

Tenho praticamente tudo pronto:
- Últimas análises feitas e tudo ok, até recuperei um pouco o nível de ferro;
- Ecocardiograma fetal feito e tudo ok, a menina está a bombar e a treinar os movimentos respiratórios;
- Malas prontas;
- Roupinha, produtos etc... pronto;
- Vamos receber o kit da Lusocord na 6ªfeira, finalmente (por isso aguenta-te bébé!)
- Vamos ter consulta dia 8 e fazer o CTG!
- Falta lavar o ovinho;
- O carro está na revisão e a seguir também vai ao banho.

E pronto... posso dizer que ando bem mais calma. A minha pequena mantém-se bem mexida, os movimentos são muito fortes, sobretudo quando estou ou acabo de comer! Ontem fomos à praia e ela reagiu muito, parece-me que ao som das ondas, será? E o que acho um espanto, não sei se já escrevi aqui, é que ela reage muito ao Afonso, quando o tenho no colo, ela cutuca logo o maninho, eh eh!

Ainda não penso no parto, e até acho bem não pensar (eh eh), mas penso muito no Afonso, na minha ausência e na falta de tempo que vou ter para ele... tenho a certeza que ele vai adorar ter a sua maninha, e como ele é fantástico, vai-se adaptar rápido né meu querido?