quarta-feira, novembro 25, 2009

Pai NATAL

Bem querido filho... como ainda não vens espreitar o blog da mamã, venho aqui dizer o que te comprámos para o Natal!

Vamos oferecer-te duas prendas, como vais receber imensas prendas não vamos encher-te demasiado de brinquedos(apesar da vontade..):

Escolhemos 4 animais da quinta da Schleich, são perfeitos: http://www.schleich-s.de/en/figurines/collectables/index.html






Escolhemos o BabyMusic Conga na Imaginarium! É um grande bongo, 2 guizos (1 de cascavel), 1 maraca e 2 baquetas e também inclui um CD ... Espero que assim te entusiasmes e te afastes das tampas das panelas e das colheres de pau, ihih!!

Vais gostar muito né?

Na próxima semana vamos decorar a nossa casa de Natal... este ano é muito especial porque é no fundo o teu primeiro Natal! (o ano passado tinhas apenas 4 mesinhos!)

quinta-feira, novembro 19, 2009

Vacina H1N1 sim ou não?

Nestes dias tenho a certeza que as mamãs dos bébés entre os 6 meses e os 2 anos se debatem sobre esta dúvida... vamos vacinar os nossos bébés ou não?

Para já gostava de dizer que não sou médica nem particularmente informada, sou apenas uma mãe e venho expressar aqui a minha opinião pessoal.

Estou muito muito inclinada em não vacinar o Afonso. Porquê?

- Várias vezes é reafirmado que a que gripe é uma doença normalíssima... a probabilidade de ocorrerem complicações é muito baixa (muitas doenças normais podem ter complicações certo?);
- É normal e muito bom que os nossos filhos adoeçam... ficam cada vez mais fortes e resistentes...
- Não conheço a vacina mas pelo que li, não é tão cedo que iremos ter resultados fiáveis quanto à segurança da vacina e suas complicações... Também li que por agora só temos resultados dos testes feitos em adultos... e para mim, os testes só serão fiáveis quando os fetos das grávidas vacinadas chegarem à idade adulta (ok.. agora exagerei um pouco...)
- Acho engraçado que "não se provando a culpa", se ilibe o arguido... Apenas não se conseguiu provar a relação entre uma coisa e outra não é? Se isso nos deve dar segurança, isso é que eu já não sei.... Eu não percebo nada de saúde, mas de estatística sim! E acho que vai ser muito dificil provar uma relação de causa-efeito..
- Porquê que vou dar uma vacina que não conheço ao meu filho, para evitar uma doença vulgar e que não é garantido que ele a apanhe? Garantido seria sujeitá-lo a uma vacina... Então a ideia das vacinas não é evitar doenças mortais? ou basta serem contagiosas?? se for por isso, dispenso e não contribuo para a saúde pública...
- Por fim, não sendo adepta nem querendo alimentar teorias da conspiração, o Governo comprou as vacinas, vai ter que as usar... mesmo que haja algumas "baixas"... Como a adesão tem sido baixa, expandiram agora para as crianças até aos 2 anos. E sinceramente, a preocupação será mais com o impacto ao nível da produtividade e não com a saúde em si...

É uma decisão dificil e pessoal, e que pode ter implicações qualquer que seja a opção tomada.. Acredito que tudo vá correr bem!

terça-feira, novembro 17, 2009

E vem aí uma sobrinha!!!!!!!


Venho aqui dar a boa nova que o Afonso vai ter uma priminha linda, prevista para início de Abril!
Uma princesinha para os 2 priminhos!!

15 Meses

Ontem fizeste 15 meses, parabéns meu filhote lindo! Estes meses têm sido incríveis... de repente desatas a falar e a entender tudo!
Vamos resumir por partes!
Palavras:
Água = ába, ágba ou água
Sapato = Pápo, ápo, Tatáto
Chupeta = pâ, pê
Pão = Pa-hum (lindo!)
Pato = Pap
Bola = Ba
Bia (colega da escolinha)
Pé = Pé
Papa
Bolacha = abába (eh eh!)

Eu acho que dizes muito mais coisas, mas eu ainda não percebo bem...

Entretanto já identificas uma série de coisas, apesar de ainda não as dizeres:
- Senta, de Pé, Anda/Vem cá
- Dá papa à mãe/pai (ihih)
- Dá, Dá ao pai/mãe
- Dá abracinho, beijinhos (também manda beijinhos!)
- Onde está? Identifica a Luz/ Livro/ Telemóvel/ Meias/ Leitinho/ Banhoca/ Bebé/ Afonso, o Cão e outros animais (peixinho, pato, galinha...... etc)
- Também sabe onde fica o Pé/Mão/Pilinha/ Barriga/ Cabedal (peito, eh eh)/ Orelhas

Brincadeiras e Gracinhas
- Jogar à bola com os pés (chuta com os 2 pés, dá a volta quando a bola fica presa..um autêntico craque!)
- Tira os sapatos/ meias/ chapéu
- Esconde-se e depois aparece e diz “ca” (isto significa cucu!)
- Senta-se na cadeira a folhear livros/revistas.. e ama folhear álbuns das nossas fotografias
- Acende e apaga a luz nos interruptores
- Dá turrinhas!
- Pede para lermos os livros
- Já consegue encaixar, desencaixar, empilhar, arrumar e desarrumar (tá mais especializado no desarrumar.. claro..)
- Adora o computador do papá...
- Gostas de segurar muitas coisas nas mãos, e puxar 2 andadores ao mesmo tempo, lançar 2 bolas... essas coisas... Também acho que estás quase a andar no carrinho com os pés, mas continuas a gostar mais de puxar/empurrar ou quase fazer skate.. (socorro!)

Alimentação
Estás numa fase de gostar de sopa, fruta e lacticínios... e agora a comida está mais difícil.. Adoravas batata, arroz e massa e agora não queres!! Só queres a carne! E tem que ser na mãos aos pedaços.. enfim, fases.... Adoras Banana e Uvas!

Sono
Dormes bem, normalmente das 8 às 7h30 durante a semana. Ao fim-de-semana deitas-te um pouco mais tarde e às vezes ainda fazes uma mini-sesta de manhã e claro a boa sesta da tarde.

As birras não tem aumentado, até acho que estão a diminuir... mas nunca confiando, eh eh!

Não sei bem as tuas medidas, só vamos ao médico aos 18 meses! Acho que tens 10 dentes, mas não me deixas ver os dentinhos debaixo!!