sexta-feira, outubro 30, 2009

Birras: Capítulo I


Ora muito bem, iniciámos umas micro-birras! É muito estranho, o Afonso está muito bem e de repente pumba, joga-se pró chão a chorar!! Ou é porque tropeçou, ou porque não consegue fazer alguma coisa, ou porque eu não entendi o que ele quer, ou porque tá com sono... alguma coisa o desagrada e pumba, atira-se prá piscina, penalti! Às vezes acho que nem ele sabe bem porque está a fazer a birra, acho que são experiências a testar a mamã.

O que fazer? Sinceramente, mesmo que quisesse não consigo ignorá-lo quando ele fica deitado no chão a chorar, mas tenho 2 regras:
- Não vou lá levantá-lo;
- Nem me junto a ele.

O que faço é falar com ele (a uma distância duns 2 metros eh eh)e perguntar "o que foi afonso?", "queres vir à mamã?"... e pronto, ele levanta-se e vem ter comigo e abraçamo-nos... Para já, as birras são assim: acontecem mais ao final do dia, quando está cansado e duram 5 segundinhos, ihih! Acho que é dificil lidarmos com estas situações, sobretudo enquanto não conseguimos ainda conversar bem não é? Mas acho que não está a correr nada mal, o Afonso já percebeu que quando se atira ao chão, eu não vou lá buscá-lo e por isso rapidamente se levanta... Vamos lá ver como isto evolui!! de certeza que ele terá mais truques na manga!!

Ah, lembrei-me que de vez em quando também faz umas cenas do género, à refeição (ao jantar, lá está, acho que já é o sono a falar mais alto)... chora ou atira com coisas para o chão quando, ou queria água, ou fruta alternada ca sopa... ou ser ele a segurar na comida.. são uma série de pequenos rituais que ele começa a querer dominar! E eu lá estou armada com tudo (umas quantas colheres, pratinhos, água, pão, tostas, fruta, enfim...)... Sei que não se deve fazer grande circo à volta da refeição, e evito palhaçadas, brinquedos e cantorias, normalmente até nem falo muito (é pra comer, é pra comer)... mas quando ele está assim mas come e tem fome, pronto eu vou cedendo e tentando perceber o que ele quer...

Tás tão giro!

segunda-feira, outubro 19, 2009

14 meses


Olá bébé, olha tu aqui no parque!
Fizeste 14 meses no dia 16 e que prenda tiveste? Uma gastroentrite, fantástico! Como já tiveste uma dessas, desta vez não foi tão forte, mas estás um franguinho magrito bébé... mas vamos recuperar isso está bem? A entrada na creche, sinceramente... andas a apanhar uma virose diferente semana sim semana não e o inverno ainda não começou... nem quero pensar como vai ser. Só espero que até lá ganhes mais alguma imunidade.

Já fazes mais umas coisas engraçadas, a mais gira é o “não” porque começaste a dizer não, imitando a mamã: “nanana...nananinanana!” eh eh!! E também já abanaste a cabeça! Bom, mas quando fizeres os 15 meses logo resumimos os desenvolvimentos todos!!

Beijo grande dos papás!

terça-feira, outubro 06, 2009

A tua sósia!



Uma colega minha no outro dia disse-me "o teu filho é igual ao bébé dos incríveis!"

Ora vejam se não é verdade?

Amigdalite


Oh meu querido.... tiveste doente até hoje! Já estavas meio constipado e com um pouco de diarreia e rabo assado... Tomaste um xarope e quando parecias estar a melhorar, de repente, começaste com febre muito alta. Na 6ªfeira fui buscar-te ao infantário, fiquei um pouco contigo em casa e a seguir ficou o papá contigo. A febre continuou no sábado (à noite fomos ao hospital, mas acabámos por não passar da triagem) e voltámos domingo de manhã porque começaste a ter vómitos (outro sintoma da amigdalite), onde finalmente te diagnosticaram. Mesmo assim, tiveste febre até 2ªfeira...só hoje pareces estar bem, mas o papá ficou hoje contigo para voltares à escola só amanhã! Portanto, demos ben-u-ron, intercalado com brufen, e antibiótico (para tomar 8 dias)...detesto isto, mas tem que serporque é uma amigdalite de origem bacteriana (apresentam aqueles pontos brancos na garganta)..

Nestes dias fico doente e maluquinha da cabeça, acho que as mamãs me compreendem, eu simplesmente não durmo e mal como... Fico sempre a pensar que o estou a ouvir chorar (e sou capaz de jurar que oiço)... é terrível.. depois vou lá ao quartinho e está ele caladinho a dormir... Se há silêncio, fico preocupada e vou lá espreitar, se ouço um som dou um salto da minha cama para ir ter com ele... Mas pronto, já passou... Acham isto normal? E mesmo assim estou melhor, porque nas primeiras 2 vezes que o Afonso adoeceu eu também chorava que nem uma criança... Da vez da gastroentrite fomos aos hospital, quando chegámos à recepção e a senhora perguntou o quê que o Afonso tinha.. eu disse "ele tem tudo..." e desmanchei-me a chorar (que vergonha!!)...

Enfim o que interessa é que o meu Rei já está bom!!