terça-feira, julho 21, 2009

Angústias de mamã


Aqui vai um desabafo da mamã...

À medida que o teu 1º aniversário se aproxima, aumenta a minha angústia meu querido. Quando fizeres 1 aninho, vou deixar de ter a redução de horário e devo passar a ver-te menos 2 horas por dia... tenho andado triste... Ainda assim, estou a pensar pedir para trabalhar em regime de flexibilidade, tirando 1 hora de almoço e saíndo 1 hora mais cedo... pelo menos até fazeres 2 anos. Vamos falar com a chefe para a semana que vem, e tenho esperança que ela autorize.

Às vezes penso se estivesse a amamentar teria mais 1 ano de redução de horário. Mas o Afonso já não queria, por isso, o que poderia ter feito era continuar à bomba... mas nem me passou pela cabeça...

Bom logo aqui venho com novidades.

Ah... e saga do baptizado (que isto até já chegou ao bispo) poderá ter o seu desfecho esta semana. Ainda acreditamos poder baptizar-te a 15 de Agosto. Tenho tudo em stand-by (os convites, as lembranças, a vela, o restaurante... ai que stress!)

Carrocel



Este fim-de-semana foi em cheio: papás a tempo inteiro, avós, piscina, praia, baloiço e carrocel!! Fomos para MonteGordo com os avós M&R para uma casinha muito fixe cheia de espaços verdes! O Afonso adorou ver todas as coisas novas, ver os passarinhos, tocar nas plantas! Andámos com ele ao colo de baloiço e à noite a avó quis pô-lo num carrocel! Acabei por ser eu a levá-lo porque sou a mais pequena, fui toda encolhida num carrinho ao lado do Afonso! Ele estava espantado com as luzes, a música, e aquilo a andar à roda e a ver o papá e os avós do lado de fora! Foi muito bom! Ainda fomos à praia, mas este ano a água anda gelada... nem eu consigo entrar quanto mais o afonso.. por isso, lá enchemos a piscininha dele a aquecer ao sol e pronto...

No domingo fomos ter com os avós R&M a Tavira e com a tiazinha L!! Deram-se muito bem, ela deu-te franguinho na boca, ihih! Ainda fizémos piscina mas estavas um pouco irritado, acho que andas com uma conjuntivite...

quinta-feira, julho 16, 2009

Falta 1 mês para fazeres 1 ano


Pois é meu querido bebé, hoje fazes 11 meses... é incrível como o tempo voa, já estás a ficar com cara de menino grande! Deves rondar os 9 kilos e continuas com 6 dentinhos, devem estar quase a espreitar outros!

Desenvolvimento
- Agora absorve tudo, observa os papás com muito interesse e atenção... e gosta de “imitar”... a folhear revistas, a deitar a cabeça na almofada, a comer, enfim!
- Testas o equilibro e já dominas a técnica de baixar-te sem te magoares e por isso agora já não ficas muito tempo de pé. Preferes voltar a sentar e gatinhar a toda a velocidade!
- Para além de folhear livros e revistas, dá-lhe um gozo especial rasgar papel e “limpar” o chão com ele... gosta de gatinhar apoiando a mão numa folha de papel pra deslizar tipo skate! Também gosta de passar por baixo de mesas e cadeiras e gosta de testar os vidros ca cabeça!
- Tens uma fixação pelas escadas e adoras subir os 2 lances de escadas que temos em casa! Também gostarias de descer e bem metes a mão, mas acho que já percebeste que não se deve descer da mesma maneira que se sobe. Quando eu ponho os obstáculos à frente das escadas para não subires ficas furioso (desculpa bebé, mas só podes subir com supervisão!)
- A mesma coisa quando estás na nossa cama, gatinhas até ao limite, olhas pra nós e depois ris e sentas-te. Percebes que a cama tem limites e normalmente fazes bem os cálculos (às vezes é que sentas-te e o rabiosque quase resvala!). Tou a ensinar-te a descer da cama de pés e não de cabeça/mãos...
- Ama abrir e fechar portas e gavetas e nem sempre tens em conta os teus dedos;
- E claro, gosta de enfiar os dedos nas tomadas, as mãos no subwoofer e nas gavetas.. !
- Começa a atirar coisas, como jogar à bola ca mamã ou sozinho atirando coisas para as ir buscar de seguida (bolas, garrafas de água..).
- Palra e palra e palra, às vezes parece que canta!
- Gosta muito de trepar os papás, brincar com as almofadas, lençóis...
- Já tentas empilhar e encaixar e enfiar os objectos dentro dos sítios... e lá vais desenvolvendo esta perícia.. no outro dia encontrei uma pipa encaixada!
- Vens ao chamamento a gatinhar e a rir...
- Também comunicas muito com o nosso cão, quando o vês, vais logo ter com ele! Achas muita piada quando ele ladra e quando está a comer (realmente o meu cão a comer dá um verdadeiro espectáculo, tipo festa da espuma)
- Dá-me a impressão que começas a entender o que eu te digo, aos poucos.. e demonstra cada vez mais interesse em ouvir os nomes associados às coisas.. Já sabe quem é o cão, quando lhe pergunto onde está, ele olha na direcção dele (falta pouco para começares a apontar)

Alimentação
- A principal novidade este mês, como já foi escrito, é que começaste a jantar conosco. Comidinha esmagada com o garfo (já comeste frango, arroz, massa, batata cozida, bróculos, milho e peixe);
- Agora queres provar tudo o que estamos a comer.. No outro dia ao colo duma amiga, agarraste-te a uma batata frita e pumba!
- Este mês experimentámos cerejas, ananás e melancia (adora melancia, comer e desfazê-la com as mãos!)e, não digam a ninguém, sumo de laranja (foi só um bocadinho, ele adorou!). Provaste feijão (não correu muito bem, vamos lá ver...)e carapau.


Sono
- Já estás melhor em comparação com o mês passado, quase ao nível dos teus 6 meses, em que dormias às 9 e acordavas às 7 ou 8;
- As sestas ainda são 2, uma de manhã entre as 10h00 e as 12h00 e à tarde entre as 14h00 e as 16h00.

Já te passámos finalmente para a banheira grande e, é claro, adoraste! Agora gatinhas na banheira todo contente atrás dos brinquedos... Agora é que nos vão doer as costas não é bébé? Às novas mamãs aconselho vivamente aquelas banheiras com suporte em que damos banho de pé, sem nos curvarmos.. tem sido muito bom, mas enfim, já está na hora de dar mais espaço ao bébé!

Este mês fizémos umas piscinas que adoras e uma praia... este próximo fim-de-semana vamos apostar na praia, a ver se conseguimos apresentar-te finalmente o banho de mar!

Quando me pedes colo, abraças-me e deitas a cabeça no meu ombro... sinto que não há melhor sensação no mundo... Adoro ser mãe, tua mãe.

segunda-feira, julho 06, 2009

O meu primeiro prato!


Ontem experimentámos Dourada grelhada com batata cozida!! Pusémos bocadinhos de peixe e batata num prato e colocámos à tua frente com uma colher! Mexeste, esmagaste com as mãos (com aquele arzinho de mete nojo que tu fazes...), brincaste com o a colher e o prato... puseste na testa, nos olhos... e eventualmente na boca.. ihih! depois a mamã foi dando aos poucos na colher (ora peixe, ora batata.. e depois misturado)e tu foste comendo, e gostaste!! E comeste a sério! (não muito, é verdade, mais foi uma óptima iniciação!). Claro depois fomos fazer um leitinho para complementar e para ires dormir!

E pronto, apanhaste mais um virus da treta.. fizeste uma grande febre durante 1 dia e depois passou, ainda andas com pouco apetite... acho que perdeste peso nestes dias, mas nós recuperamos né bébé?