quarta-feira, maio 27, 2009

Últimos Desenvolvimentos!

O Afonso já sabe dar passinhos quando o seguramos pelas mãos! Antes não tinha essa iniciativa, tinhamos que ajudar... agora automaticamente começa a andar e a rir claro, todo orgulhoso!

E mais uma, quando está deitado de barriga pra baixo já se consegue sentar! Vai recuando com as mãos até se sentar! Também já se vai levantando sozinho, embora ainda com muita dificuldade!!

E até já meu campeão!

segunda-feira, maio 25, 2009

Impetigo



O Afonso apanhou esta coisa estranha...! Chama-se Impetigo é uma infecção muito comum, que afecta a camada mais superficial da pele e é causado por por uma bactéria. Atinge principalmente crianças, sendo altamente contagioso (sobretudo por contacto directo, mas também indirecto). As causas podem ser por contágio (neste caso não foi)ou desenvolve-se numa fase mais vulnerável do organismo (foi após a gastroentrite).

Esta cena trata-se com antibiótico e em poucos dias desaparece (mas tem que se fazer o antibiótico todo). O único sintoma são estas lesões cutâneas. Inicialmente parece uma coisa completamente inofensiva, minúscula, parecendo uma picadinha/pequena ferida. De repente a ferida começa a alastrar e infectar, algo que não parece fazer sentido! Depois, costuma alastrar pela face à medida que o bébé vai mexendo. O Afonso teve uma ferida grande no nariz e 2 pequeninas na bochecha, reagiu muito bem ao antibiótico e agora está óptimo. Não ficou com marcas, apesar da nossa preocupação (as feridas são mesmo feias).

O diagnóstico nem sempre é fácil, o nosso pediatra disse que era uma ferida infectada (porque só havia uma lesão), só depois quando começou a alastrar é que se viu o que era! Resultado:tive que ficar em casa com ele! (foi tão bom!!)

Mais informações
http://www.derme.org/boletins/impetigo.html

quinta-feira, maio 21, 2009

Colinho & Miminho


Sendo eu mamã de 1ªviagem, fui inundada por milhões de conselhos e por uma onda de informações de diversas fontes sobre... o mimo e o colinho! Uma vez estava com o Afonso ao colo numa festinha, e disseram-me "ai eu também dava muito colo e arrependi-me!", ou conselhos do tipo "não dês muito colo senão ele fica muito mimado" enfim... cenas do género... Bom, eu estava preocupada com isso, desde o início! Até que me vi eu mesma a tentar "educar" o meu filho recém-nascido, meu deus!!!!! Depois a experiência foi-me ensinando...

Dei e dou bastante colo e até gostaria de dar mais... e o resultado tem sido este: o Afonso é super autónomo e muito feliz, tenho a certeza que ele é um bébé seguro de si! Também nem tanto ao mar nem tanto à terra, dou-lhe tempo e espaço para ele explorar o seu mundo à sua maneira.. por isso instintivamente alterno colinhos, miminhos, brinco com ele e afasto-me e visito-o.. O comportamento dele demonstra-me que ele sabe que eu estou por perto, quando ele está a brincar sozinho.. de vez em quando ele certifica-se disso, olhando em volta, quando me vê sorri e volta a brincar ou demonstra-me alguma gracinha :o)

O Afonso sabe adormecer sozinho, dorme na caminha dele e no quarto dele.. e fica tranquilo, se não ficasse não teria problemas em dormir com ele, mas não foi assim que aconteceu. O Afonso desde cedo habituou-se a dormir sozinho e nós experimentámos pô-lo a dormir conosco, mas ele acordava... só na fase das cólicas é que descansava bem em cima de nós. Hoje, o Afonso também gosta de ser embalado e adormecido ao colo e eu tenho muito gosto em fazê-lo e vou sentir saudades desses momentos!

Sobre o "deve-se deixar chorar" (que é outra coisa que me chateia...) eu acho o seguinte. Para já temos que conhecer o choro do bébé. Eu sei que o Afonso choraminga de determinada maneira à noite quando acorda, e sei que ele vai adormecer de novo sozinho, por isso espero (apesar de me custar).. e sei que quando ele chora doutra maneira é porque me quer lá ou porque tem fome, e aí vou logo ter com ele! A mesma coisa se passa quando está a brincar, ou mesmo quando está conosco... Quando me dizem estas coisas, como se fosse uma regra universal e como se fosse uma forma de educar, passo-me...

Acho que o fundamental é conhecermos o nosso filho e darmos o que ele precisa para se tornar uma pessoa feliz e segura de si. Por isso, apesar de não ser especialista nenhuma, aconselho todas as mamãs a darem sim muito mimo e colo... e acho incrível como hoje em dia se cultiva tanto essa coisa da "independência e individualismo", fico muito preocupada com a geração que está a crescer.. quando vejo muitos pré-adolescentes que não sabem interagir a não ser de forma virtual... Continuo a afirmar que novas tecnologias lá em casa têm que entrar, não vou negar isso ao meu filho porque ele tem que se integrar no mundo em que vivemos, mas há-de ser tudo muito bem doseado, quero muito que ele brinque com crianças e na rua... é também por essa razão que gostei tanto de mudar para uma cidade pequena, onde há mais condições para fazermos isso!

segunda-feira, maio 18, 2009

9 meses



E de repente... passaram 9 meses bébé! PARABÉNS, lindo da mãe! E aqui tás tu na foto, no teu "recreio" a brincar na boa! Continuas muito alegre, curioso, cheio de energia e muito autónomo! Já tem 4 dentinhos, os 2 centrais de baixo e 2 em cima (mas não são os centrais, são ao lado).. vais ficar um vampirinho, ihih!! Foste à consulta e tás a pesar 8.500 kg e tens 71 cm de comprimento, tás agora entre o percentil 25 e o 50! Que grande salto! Levei um sermãozito do pediatra por causa da bolacha maria! É que a bolacha maria tem leite e ovo inteiro... ups... mas ainda bem que correu tudo bem, significa que não és alérgico a nada disso. Portanto vamos agora introduzir peixe, ovo,... enfim, tudo menos os citrinos, kiwi, morango, carne de porco e marisco. Já podes comer praticamente tudo!


Desenvolvimento
Ainda não gatinha, mas quer muito... sentado atira-se para a frente, mas quando fica de gatas não sabe como "andar".. acaba por se deitar e rasteja para trás... Afonso, vais conseguir logo logo! O vocabulário mantém-se nas 3 palavrinhas (mamã, olá e papá), de resto anda com grandes discursos levantando as mãos ou com alguma coisita na mão! Está cada vez mais esperto e habilidoso... Despertou completamente para a múscia, fica maluco, adora, ri-se, abana-se... é lindo ver-te! Outras habilidades que começas a fazer é dares os teus brinquedos a nós, dar a colher na boca da mamã, e começas a perceber os encaixes dos brinquedos, mas ainda é dificil!! Continuas a amar o teu reflexo, vais-me sair um peneirento! Passas que tempos voltado de costas pra nós a ver-te no reflexo do vidro (depois ris e olhas pra nós)!

Alimentação
Experimentámos umas quantas coisas este mês! Nos legumes, provámos beterraba, nabo, beringela, arroz, agrião e ervilhas, correu tudo bem. Na fruta, provámos manga (com iogurte), papaia (com banana), melão (à mão)e pêssego (com iogurte)! Também experimentarmos dar-te frango aos pedacinhos e provaste coelho. Mas o grande sucesso são as tostinhas e a bolacha maria, para além de gostares ficas orgulhoso por dominares a situação, e olha para nós tipo "vês, olhem pra mim a comer sozinho"!

Também iniciei finalmente a variar um pouco a sopa. Fiz uma jardineira de coelho e depois tudo passado (não demasiado), e o Afonso adorou!


Sono
Bébé... desde que tiveste a gastroentrite, nunca mais dormiste como dormias, a noite toda... recomecei a alimentar-te à noite, primeiro às 24h00 e às 03h30, agora tens acordado só por volta das 3h00. De qualquer forma, agora na consulta dos 9 meses vou pedir conselhos ao pediatra. Quero muito que descanses bem a noite toda, sem interromperes o sono, mas também não quero que passes fome!

sexta-feira, maio 08, 2009

Roupas até 6 meses

Vou colocar neste post as minhas roupinhas preferidas que o Afonso usou nos primeiros 6 mesinhos!

Primeiro Mês

Pormenores




A exploração dos objectos... os botões, as rodas, os parafusos, as etiquetas... se vissem o ar concentrado dele... é lindo!

segunda-feira, maio 04, 2009

Dia da Mãe


Meu leãozinho... pequenino da mamã...

Ontem celebrámos o meu 1º dia da mãe (ou melhor, o 2º porque o ano passado já cá estavas aos pontapés amor!)... como sempre, estas datas dão-me para pensar, recordar... o nosso kaminho para chegar a ti, a minha gravidez, o teu nascimento... enfim... shuiff (sou tão tótó, dá-me para ficar choramingas... !).. de vez em quando ainda olho para ti e penso em como temos tanta sorte em te ter conosco.

É também nesta altura que igualas o tempo que estiveste na minha barriga com o tempo cá fora! 38 semaninhas na barriga, mais 38 semanas de vida!

Então no dia da mãe fomos passear a uma feira, comprar umas árvores e plantas para o nosso quintal e fomos ver uns passarinhos, patinhos, pintinhos e coelhos, tu adoraste! O teu ar de espanto e felicidade! Depois fomos almoçar fora e tu portaste-te muito bem! Por falar em espanto, no outro dia andaste de "jipe" pela 1ª vez... é um jipe a bateria do amiguinho M de 2 anos, tu carregavas com o pé no acelerador e seguravas-te bem!

Parabéns a todas as mamãs e quase mamãs que no fundo já o são... e também a todas as que desejam e hão-de ser... e claro, um grande abraço à minha mãe que tanto me dá! Também um beijinho à minha mana mamã!

Updates: provámos pêssego (esmagado no iogurte)e melão (à mão)!!! ah... e uma tostinha, ihih! Já começas a levantar-te, se te sentarmos na caminha agarras-te às grades e consegues pôr-te de joelhos, está quase!!! E vem aí mais um dente (3º), desta vez em cima (mas acho que é um de lado... hum vamos ver)