sábado, abril 26, 2008

22 e 23 semaninhas...


Agora que vamos uns dias de férias, aqui está a minha barriguinha de 22 semanas! Vamos ver o que se passa com o nosso bébé nestas 2 semanas:

As proporções do bébé já se assemelham a um recém-nascido. O cabelo e as sobrancelhas do babe começam a ser visíveis, e as unhas já estão lá! A pele ainda está enrugada, mas o babe vai começar rapidamente a ganhar gordurinha! O cérebro está numa fase de rápido crescimento! O bébé já ouve muito melhor, e estudos revelam que as vozes masculinas penetram melhor que as nossas vozes femininas, por isso, papá toca a falar com o bébé!
Se o bébé decidisse nascer na 23ª semana, teria 15% de probabilidade de sobreviver, chances que aumentam a cada dia que passa... (este começa a ser um dos medos frequentes nesta fase da gravidez e quase até ao final... e confesso que às vezes penso nisto... acho que começamos a ser mães muito antes de o sermos...)

Com 23 semanas as medidas médias do bébé são:
28.9 cm
501 gramas

quinta-feira, abril 24, 2008

US Morfológica!


Tá tão fofo o nosso pequeno!!! E está tudo bem!! Que bom!

Só recebo o relatório da ecografia para a semana que vem... quando tiver de férias, mas o médico diz que está tudo ok:

Medidas com 21 semanas e 4 dias:
430 gramas
24 cm
154 bpm

O nosso bébé mexeu bem! Primeiro fez o gesto de continência (assim é que é, bem comportadinho!) e durante o tempo da ecografia punha muito a mão na boca e na cara... hum.. que querido! Ah.. e está de momento de cabeça para baixo (claro que nesta altura, eles ainda podem mudar na boa todos os dias de posição). Espero que ele fique assim no final, porque parece haver uma tendência na família para os babes machos não virarem... (o meu mano, e os meus sobrinhos...)..

Quanto à placenta, felizmente já subiu e já não está na saída do bébé! A passagem da comida também está óptima, portanto, fiquei muito feliz!

Volto em breve, para completar informação!

sábado, abril 19, 2008

Contagem decrescente...para us morfológica!


Vou fazer a us morfológica daqui a uns dias, no dia em que fazemos 5 meses de gravidez! Estou ansiosa por ver o bébé outra vez, mas também sempre com aquelas preocupações habituais:
- será que está tudo bem com o bébé, está a crescer bem?
- e a placenta, será que funciona como deve ser... e será que ela já saíu do sítio onde estava? Não sei se já disse aqui mas a minha placenta está baixa, normalíssimo no início da gravidez, mas às 19 semanas ainda estava a tapar um pouco a saída do bébé, o que me levaria para uma cesariana porque o bébé tem que sair 1º que a placenta... :o( O médico disse que à medida que o útero se expande, a placenta vai-se deslocando... vamos ver como vai estar agora!

Chegámos às 21 semanas e ao início do 6º mês lunar, outro tipo de contagem, das 10 luas até ao nascimento! Nesta fase, o babe cresce a uma média semanal de 1cm e entre 60 a 70 gramas.. portanto estamos com as seguintes medidas:
Peso: 360 gramas
Comprimento: 26,7 cm

O babe nesta altura já soluça (mas eu ainda não sinto) e reage a estímulos externos (isto já experimentei e às vezes, resulta! dou-lhe umas cutucadas e ele parece reagir!). Já li que nesta altura já é possível ouvir o coração do bébé com um simples estetoscópio.. o meu pai emprestou-me um, mas ainda não consegui apanhar o som, deve ficar mais fácil a partir de agora!
Desde há 1 semana mais ou menos que acho que o babe está maior... já o sinto quando ele está em cima, em baixo ou dos lados da barriga! Se puser a mão na barriga já dá para sentir aqueles chutinhos mais fortes! Ainda não consigo perceber se são pontapés ou murros, eh eh, mas acho que ele é calminho, só se agita mais depois das minhas refeições e à noite! Quando vou deitar ponho a musiquinha na barriga, às vezes ele dá uns chutinhos leves e depois toca a dormir!

Também estamos quase a ir de férias! Planeámos ir passear uns dias e vamos tentar não andar a correr dum lado para o outro! Tenho este vício... adoro ir e vir, mas tenho que aprender a apreciar mais o "ficar", ih ih!
Logo venho postar os resultados da ecografia!

sexta-feira, abril 11, 2008

Meio kaminho!

Chegámos a meio kaminho! 20 semanas! É incrível!! Estamos muito muito felizes!! Já começámos a comprar, com calminha, algumas coisas pequenas... hum.... que bom... que bom é chegar a casa e olhar para as coisinhas e imaginar o bébé, imaginar a nossa vida!!!

Às 20 semanas o bébé tem:
300 gramas de peso
16,4 cm (da cabeça ao bumbum) e 25,6 cm no total!!!!!
(fonte: http://www.federacao-vida.com.pt/gravidez/cresce/cresce.htm)

Já viram? Já tem metade do comprimento!!


Finalmente consegui encontrar o "Ursinho Noite Feliz" da Chicco!!! Andava atrás dele há semanas e estava esgotadíssimo! Para além de adorar o boneco, amo a musiquinha, é linda, perfeita pro meu bichinho!!
Agora ponho o ursinho na barriga a tocar, todos os dias à noite, para o bébé ouvir. E quando dei por ela... confesso que já ando a dormir com o ursinho.. ups... (é tão bom!)... acho que vou disputar o ursinho com o bébé! E pensei que se calhar é boa ideia dormir com ele, assim fica com o nosso cheirinho e pode ajudar o bébé, né???
Já ando a procurar aulas de preparação para o parto, mas é tudo a pagar bem! Modernices? Não quero saber, vou mesmo fazer o curso, o que interessa é estarmos seguros certo?? Também estou a fazer uma lista de creches, mas sem motivação nenhuma.... quando vejo aquelas camaratas de berços ... faz-me lembrar uma linha de montagem: enfia biberon, muda fralda... ai mãezinha... Quando é que nos dão 1 ano de licença???

domingo, abril 06, 2008

O bébé na 19ª semana!


É nesta altura que o bébé começa a ouvir-nos!!! É importante falarmos com ele! E ainda me falta comprar a música para ele ouvir! E outra coisa, o bébé começa a ficar mais inteligente (ihih), graças a uma substância chamada mielina que começa a formar-se em volta dos neurónios! O sistema nervoso funciona agora na perfeição!

Medidas da cabeça ao bumbum: 15,3 cm
Peso: 240 gramas

Distribuição do meu peso:
- 200g do babe
- 170g a placenta
- 320g o líquido aminiótico
- 320g o útero
- 180g por mama
- o resto é gordurinha e retenção de líquidos (1,5kg no meu caso!)
(fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/gssemana/index.htm)

Bom e pronto... acho que ainda não sinto o bébé, pelo menos, nada de muito evidente. Comecei a sentir umas coisas diferentes a partir da 15ª semana, algo parecido com uma movimentação de uma massa de água muito suave... e desde há 1 semana que sinto uma coisas mais... menos suaves, mais determinadas, parecem ser chutinhos... mas não tenho a certeza... :o(
O médico diz que a partir da próxima semana (20ª) deverei começar a sentir, eu quero!!!

Nota: ah... aumentei mais 1 kilo! 3 kilos no total e 55 de peso!!

sábado, abril 05, 2008

Nova Sondagem!


E agora que a anterior sondagem ganhou no palpite de menino, embora tenha sido renhido, vamos lançar agora outra sondagem para o nome do nosso bébé!

Eu gosto João Afonso e o A. prefere Afonso! Vamos ver o que dá?

sexta-feira, abril 04, 2008

MENINOOOOOOOOOOOO!!!!

O nosso bébé é menino!!!!

A consulta foi hoje, esperei séculos para ser atendida.... enchi-me de chocolates, já estava mal disposta (euzinha... farta de chocolates, acreditam?) mas tinha que ser, para ver se o bébé colaborava na ecografia!! Mas esperei mais de 2 horas e o chocolate esgotou-se!!!!! (aliás, mesmo se houvesse, eu não conseguia comer mais!).

Bom, então entrámos.... conversa habitual com o médico e, passamos à ecografia!! Ouvi mais uma vez o coraçãozinho dele, verificámos mais umas coisas (bexiga, coluna...) e quando chegámos à parte do sexooooo... não é que o trafulhinha estava sentadinho na boa (depois da barrigada de chocolate, pôs-se a descansar!)?? Lá o pusémos a mexer com tossidelas e mudanças de posição, mas ele devia estar tão enfartado como eu (ihih!) e de certeza que queria uma sesta.... mas enfim lá se foi mexendo! O médico fez um esforço enorme para chegar lá! O babe lá virou um pouquinho, abriu a pernoca... e pumba, lá se viu o material todo: é MENINO! Sem sombra de dúvida!

Eu confesso que durante a longa espera da consulta, fui a umas lojinhas e fui logo ver uma coisinha azul, para embrulhar, para dar ao A. Já tínhamos o palpite de menino dado às 14 semanas, e eu sabia que era menino! Bom e depois da consulta, comprei umas "pantufas" (???) azuis... fresquinhas, lindas!! Pus a foto com o zoom do "material" do babe, a tapar as pantufas e embrulhei! A seguir fui para casa para dar ao meu A.!! Ele abriu, e eu perguntei o que ele via na foto... ele disse logo "mas isto é a tomatada!" (ihih), depois levantou a foto e lá estavam as pantufinhas!! Ai só de imaginar os pézinhos dentro das pantufinhas... hummmmm, amo pés de bébé!

Próxima consulta: ecografia morfológica entre as 21 e 23 semanas, que irei marcar na 2ªfeira

Logo posto aqui fotos do dia!

quarta-feira, abril 02, 2008

Consulta adiada, será possível??


É verdade gente! Consulta adiada, acham normal? Fiquei tristinha... andamos aqui a contar os dias para vermos o nosso bébé... e pumba, aquele desgraçado daquele médico (ups...)... enfim... nova consulta marcada para 6ªfeira! Já está quase!!


Aproveito para informar que andam a acontecer coisas estranhas comigo! Deixei de ter noção do meu corpo (dimensão e peso, sobretudo), a saber:

- Estaciono o carro encostado a um muro e penso que dá na boa para sair.. e ups... afinal tenho que me apertar!

- Abaixo-me para ir buscar qualquer coisa e quando me levanto, quase que me desequilibro (sim, é pela nova distribuição do peso)

- Eu e o A. já quase que não cabemos deitadinhos no nosso sofá.... fica... a barriga de fora!

- Ando a chocar com as pessoas (não faço bem as medidas!)


Eu pergunto-me como será daqui a uns tempos!