domingo, janeiro 27, 2008

O meu palpite

É engraçado mana, mas tenho exactamente a mesma sensação que tu... desde que tento engravidar que tinha a sensação que ia ter uma menina, mas desde que estou grávida só penso em menino... estranho... depois também fiz o tal teste da tabela chinesa e dá menino... mas enfim... para 1º filho tanto faz!

sexta-feira, janeiro 25, 2008

9 semanas: o bébé mudou de nome!


Pois é bébé, às 9 semanas deixas de ser embrião e passas a chamar-te feto!!

É incrível, é um bébé em ponto pequeno!!!

É nesta altura que iniciam os movimentos super malucos e espontâneos (embora não controlados)! Não era lindo ver-te para a semana a saltar? Também nesta semana o feto começa a tocar em tudo o que pode, dedos, pés, nariz... ih ih!

Altura: 28 mm / Peso: 4 gramas

Começo a contar as horas para ver o bébé novamente... faltam 4 dias!

Também penso se gostaria de saber se é menino ou menina e sei que, hoje em dia, bastaria fazer uma análise ao sangue a partir das 8 semanas... ou então... perguntar ao meu médico "xinês" que pelo pulso sabe identificar... acho que vou continuar a pensar nisto... até posso abrir aqui uma votação com os vossos palpites? O que acham?

terça-feira, janeiro 22, 2008

Aos leitores do blog


Fico super feliz por saber que algumas pessoas (fora da rede familiar, amigos, etc) passam por aqui para fazer uma visita e acompanhar-me neste "kaminho"!

Este blog, à semelhança de tantos outros de pré-mamãs e mamãs, é um registo mega-pessoal, tendo funcionado por vezes como uma auto-terapia,... é claro que pensei em leitores externos, até para que pessoas que tivessem a ter a mesma experiência, se pudessem rever em alguns dos relatos e que assim pudesse de alguma forma ajudar! No kaminho destes últimos 2 anos, muitas vezes sentia-me sozinha e só lendo outras experiências semelhantes é que me sentia acompanhada! Agora, nesta fase também é super importante partilhar experiências para nos sentirmos mais seguros e confiantes!

Resumindo, agradeço a todos os que visitam este "kaminho" fantástico que é a nossa vida e, particularmente, o "kaminho" da maternidade!

Felicidades a todos!

sábado, janeiro 19, 2008

Chegámos às 8 semanas!


Nesta semana o embrião chegará a 20mm e pode pesar quase 3g (ena!).
Haverá um rápido crescimento nas próximas semanas. As partes mais importantes já estão formadas, mas ainda não funcionam. Elas ainda crescerão e ficarão mais especializadas.
Inicia-se o desenvolvimento dentário e formam-se os músculos faciais. Braços e pernas estão se alongando e os dedos estão visíveis, bem como as orelhas. O esqueleto está a se ossificar.

A foto que coloquei a semana passada, aparece na net como 7 ou 8 semanas.. ups.. portanto, desta vez, coloco esta imagem mais técnica! A placenta está em desenvolvimento e funcionará em pleno entre a 10ª e a 12ª semana, giro né?
Quanto a sintomas, começo a sentir mais cansaço e sono, mas continua tudo muito bom, não tenho enjôos nem tonturas! E acho que a minha barriga está maior, sobretudo ao final do dia... (hum...)

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Primeiras Análises


Fui fazer as minhas primeiras análises (sangue e xixi, eh eh)! Ainda não mostrei ao médico mas fui coscuvilhar e parece-me tudo ok... felizmente estou imune à rubéola e toxoplasmose!

Quanto a sintomas, mantém-se mais ou menos, as cólicas parece que estão a desaparecer, continua a não me apetecer doces (claro se me derem como e sabe-me bem, mas... fico satisfeita com apenas 1 bombom... o que é estranhíssimo, porque comigo era logo grandes barrigadas de chocolate) e o que me incomoda mais é que tenho muita sede, e à noite levanto-me pra fazer xixi, comer, beber, tenho insónias e muitos sonhos... e sonho com água (copos de água, mar calmo, chuva...).. é giro, já tinha lido que sonhar com água pode estar relacionado com:
- o estado de alma e as emoções;
- a água é o símbolo da vida;
- significa muita felicidade pela frente, solução de problemas que pareciam insolúveis, reconciliação, prosperidade.

Acho bom... mas também pode significar apenas que... tenho sede!

Bom... e agora aguardo ansiosamente pela próxima consulta médica para ver o bébé... entretanto vou fazendo visitas regulares ao chinês.. se houver novidades, venho cá postar!

sábado, janeiro 12, 2008

7 semanas - como vai ser esta semana!


Aqui está uma imagem dum embrião com 7 semanas:



"Tamanho do bébé: Esta semana é uma semana inacreditavelmente rápida em crescimento. No começo da semana, o feto deve estar entre 4 e 5mm. Ao final da semana ele terá crescido até alcançar entre 11 e 13mm.

Desenvolvimento do embrião: O embrião está do tamanho de um grão de feijão. Se você pudesse vê-lo agora, você diria que ele tem uma cabeça enorme em proporção ao seu corpo. Suas características faciais estão se formando, há marcas escuras onde logo serão os olhos e pequenos pontos são notados, onde serão as orelhas.Glândula pituitária e fibras musculares também estão crescendo. Ainda não dá para ser facilmente ouvido mas, o coração que agora já se dividiu em dois lados, está batendo à 150 batidas por minuto - o dobro que o seu.Intestinos estão se desenvolvendo e o apendix está presente. O pâncreas, o qual produz a insulina, também já está presente. Seus primeiros movimentos também ocorrem nesta semana."
Agora só te vou ver no dia 29 de Janeiro! Era tão bom se pudesse ter uma máquina de ecografia em casa!

1ª Ecografia!!!!

Já te vi bébé!!!!
Pois é.. fui ao médico fazer a 1ªecografia, cheguei lá e disse com o meu ar de tótó: "acho que estou grávida.." (daaahhh... ). O médico disse "então vamos ver se tá aí qualquer coisa" (tás a ver bébé! ele chamou-te coisa!). A seguir fomos para a sala da ecografia, que segundos longos... mas mal ele ligou a máquina, disse logo "ora cá está!"..... eheh, que bom, que alívio!!!! E logo a seguir ainda melhor, disse "já tem actividade cardíaca tá a ver?" YESSSSSSSSS! Depois pedi para ouvir o coraçãozinho... o médico ligou o som, e aí é que temos aquela sensação "ele está aqui, existe, e tá a crescer!"... O coraçãozinho bate super rápido e forte, parece um motor!! Espectáculo! Portanto, tens 6mm, coraçãozinho forte e provavelmente 6 semanas (ele não definiu bem, portanto continuo a fazer as minhas contas, aliás, hoje já tens 7 semanitas!).

Cheguei a casa, mostrei a foto da ecografia ao A., falámos sobre a consulta... e a seguir enviei mensagem para os meus queridos pais e manos para finalmente lhes dar a novidade!! É um dia que não vou esquecer nunca! Agora larguei o teste de gravidez e ando sempre a olhar para a foto do bébé na ecografia.. eh eh

Ah... mas claro que não deixei o meu médico chinês, o milagreiro! Ele também me vai acompanhar e ajudar para que tudo corra bem! Portanto, estamos super acompanhados, pela medicina convencional e pela tradicional chinesa!!

Tou a começar a fazer-me à ideia, a começar a acreditar que tás mesmo a kaminho!! A data provável de parto será a 30 de Agosto!

terça-feira, janeiro 01, 2008

O ciclo do bébé


Olá a todos!!

Esta é a minha barriga de 6 semanas... isto é, a minha barriga depois do natal, ano novo... mas enfim, é um ponto de partida que até me favorece, eh eh! Assim, o meu peso de partida também é mais... pesado... apontamos para os 51/2 kilos..


Mas vamos lá contar como foi este ciclo!

Como escrevi no outro post, fui a um médico de medicina tradicional chinesa, ele detectou alguns problemas no vaso da concepção (não sei explicar melhor..) e tomei uma série de vitaminas e cápsulas. Voltei lá passado 20 dias, e o médico delineou o plano para os próximos meses e receitou-me uns xaropes e mais umas cápsulas... Não senti nada de especial nesta altura, apenas o normal, a esperança misturada com algum desânimo, .. os sintomas eram poucos e nada que já não tivesse sentido em meses anteriores! Depois comecei a pensar em que dia era suposto vir a menstruação, se no dia previsto ou se esta "medicação" iria regular o ciclo, diminuindo-o... Nada aconteceu no dia previsto, curiosamente, no dia de natal (dia do meu aniversário), mas não liguei... sempre pensei que viria mais dia menos dia... os dias foram passando, e comecei a ficar preocupada (será que tenho alguma coisa? quistos, ou uma cena do género??) mas não quis fazer o teste (estava em casa da família e longe do meu A)... chegámos a casa dia 30 Dezembro já com 6 dias de atraso (o que não é propriamente um record...), mas decidi esperar (mais por medo)... No dia 31, medi a temperatura e notei que subiu.. comecei a pensar... fogo, devia saber antes de 2008, seja qual for o resultado... mas ao mesmo tempo fiquei com medo... mas enfim, numa saída breve do A., estava na internet a colocar as minhas temperaturas no gráfico.. e.. a sério, num acto de impulso larguei o portátil fui à wc e pumba fiz o teste... o resultado foi imediato, não tive que esperar nem 10 segundos.. a 2ª lista estava lá bem visível! Quando o A. chegou, eu nem conseguia falar, ainda estava bloqueada... depois disse-lhe "amor, acho que estou grávida..." ... bom, o resto do dia foi estranho porque senti uma paz tão grande, nem sei explicar, depois fomos jantar fora, andámos abraçados e falámos pouco.. mas há melhor forma de passar o ano novo?

Ainda está tudo muito recente, e depois de tanta espera, tanta desilusão e tantos negativos... é incrível como fica difícil de acreditar... estou com tanta expectativa... mas ainda não me arrisco a sonhar e planear tudo... Nestes dias ando a pensar em como gostaria tanto de partilhar esta notícia com os meus pais, irmãos e amigos que tanto me apoiaram neste processo... mas decidi primeiro ir ao médico, ver se tudo está bem. A consulta é dia 8, na próxima 3ª.... e ando a contar as horas até lá... cheia de pensamentos e ansiedade...